Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 02:29

    Imprimir


O editor chinês Zhuang Daohe está há sete meses sem receber seus salários por ter escrito um livro explicando os métodos disciplinares usados pelo Partido Comunista da China (PCCh), denunciou hoje a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) através de um comunicado.

"As sanções foram provavelmente impostas pelas autoridades de Pequim, que não parecem querer que o seu sistema disciplinar seja revelado ao público geral", afirmou a organização.

O livro de Zhuang, com o título de "Estudos sobre temas de supervisão", analisa a questão dos "duplos regulamentos" do comitê disciplinar do PCCh.

Os regulamentos permitem convocar, isolar e deter um membro do Partido para interrogatórios. Ele pode ser forçado a redigir uma confissão reconhecendo sua indisciplina, especialmente quando se trata de assuntos relacionados à corrupção e à linha ideológica.

Segundo a RSF, a editora da Universidade de Zhejiang, onde trabalha Zhuang, informaram que o profissional foi suspenso de suas funções por falta grave e desrespeito aos trâmites de publicação.

A suspensão de salário durará pelo menos um ano, acrescenta o comunicado. No entanto, Zhuang afirma que seu livro seguiu todos os processos de correção, edição e aprovação antes de ser publicado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280596/visualizar/