Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 12:57

    Imprimir


Pressionado por integrantes do Conselho de Ética, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), encaminhou ao órgão, nesta quinta-feira, representações contra três senadores acusados de envolvimento na máfia dos sanguessugas.

"Por determinação do senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal, foi protocolada (...) representação aprovada pela Mesa Diretora referente às denúncias no caso da venda de ambulâncias," informou nota à imprensa distribuída pela Presidência do Senado.

Com isso, serão submetidos a processos disciplinares os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Magno Malta (PL-ES).

Eles foram indiciados pela CPI dos Sanguessugas por suposta participação em desvios de recursos públicos por meio da venda de ambulâncias superfaturadas a prefeituras.

Na semana passada, a Mesa Diretora encaminhou denúncia contra os senadores ao conselho. Os processos, entretanto, foram devolvidos ao órgão pelos integrantes do Conselho de Ética na quarta-feira.

Eles exigiram da Presidência do Senado a formalização de representações contra os acusados para que as investigações tramitem com mais agilidade, o que não ocorreria com as denúncias, segundo prevê o regimento interno.

A partir da leitura das representações pelo presidente do Conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), os processos estarão formalmente instaurados, segundo informações da Secretaria Geral da Mesa da Casa.

Neste caso, a renúncia dos acusados não impedirá o prosseguimento das investigações. Os senadores estão sujeitos a penas que vão desde a advertência escrita até a cassação de seus mandatos.

A próxima reunião do Conselho de Ética do Senado está marcada para o dia 5 de setembro.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280761/visualizar/