Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 10:29
Por: Gisele Neuls

    Imprimir


O universo dos garimpos do extremo norte de Mato Grosso é a inspiração do novo trabalho do Teatro Experimental de Alta Floresta, que entra em cartaz no próximo sábado, dia 26 de agosto. Durante os meses de setembro a novembro, os municípios do Nortão poderão assistir Batéia, ganhador do Prêmio Myrian Muniz, da Funarte.

No texto de Agostinho Bizinoto, ampliado e atualizado, Leitoso e Scoce trazem para o público os sonhos e ilusões despertados pelo garimpo, o desejo de uma vida rica e sem dificuldades. Mas também a saudade, a vida que fica para trás, a ganância, as doenças e a violência que permeiam esse universo humano complexo.

Batéia foi escrita há cerca de seis anos, para uma campanha de educação em saúde e chegou a ser apresentada em alguns garimpos da região. “Nessas apresentações, o texto previa interação com os garimpeiros em alguns momentos, como a escolha do nome de guerra de um dos personagens, foi uma experiência muito interessante para nós”, conta o ator Ronaldo Adriano, que vive Scoce na peça. Na época com texto mais pedagógico, o trabalho ganhou prêmio de iluminação e cenário no Festival Mato-Grossense de Teatro.

A história se passa em um garimpo qualquer do extremo norte onde Scoce recebe a visita de um amigo de infância, logo apelidado de Leitoso. O jovem também está em busca de riqueza, não manejando uma batéia, mas vendendo drogas para os garimpeiros. Chegando lá, descobre que o consumo de drogas não é novidade naquela região e terá que disputar espaço com o gerente do “baixão”, conhecido como Manelão.

Apesar do cenário específico, Agostinho Bizinoto afirma que Batéia não é um trabalho fechado neste universo. “O ambiente foi o garimpo, mas as emoções retratadas estão além do garimpo”, explica o autor, e completa: “a reflexão é urbana, se a gente lembrar que as pessoas do meio urbano se acostumaram a ‘não ver’ a violência que passa do seu lado, como os garimpeiros se acostumam a ver pessoas mortas do seu lado como se fosse algo natural”.

Batéia terá sua apresentação de estréia no Teatro Oficina, em Alta Floresta, neste sábado, dia 26. O trabalho também será apresentado em Carlinda, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Sinop e Terra Nova do Norte. O encerramento da temporada será em Cuiabá no final de novembro.





Fonte: Estação Vida

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280778/visualizar/