Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 10:28
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


A varanda do turista atendeu no último mês cerca de 40 visitantes. Destes, a maioria é brasileira, mas estrangeiros também procuram informação, especialmente, sobre Chapada dos Guimarães e Pantanal. A varanda fica dentro da secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur), instalada em nova sede, na rua Voluntários da Pátria, esquina com a rua Ricardo Franco, no Centro de Cuiabá. O serviço está à disposição de toda a população que tem interesse em conhecer os produtos turísticos e as belezas naturais de Mato Grosso.

A secretária Yêda Marli Oliveira Assis ressaltou que o espaço foi recriado, pois já existia há muitos anos, especialmente para receber e orientar o turista. “Antes tínhamos apenas uma pessoa que atendia o turista, agora temos um espaço dedicado especialmente para desenvolver este trabalho. A varanda é espaçosa e decorada com artesanato local. Procuramos dar a cara de Mato Grosso. Além das informações, o visitante ainda pode aproveitar o conforto e a beleza do prédio que faz parte do Centro Histórico de Cuiabá”.

Na varanda o próprio turista pode escolher a folheteria que lhe interessa. Tudo está organizado e separado por pólos em compartimentos instalados na parede. Cerrado, Amazônia, Pantanal e Araguaia. Cada um deles oferece cartões de pousadas, hotéis e também dicas de passeio. A estagiária do curso de turismo, Thais Cardoso Tobias, fala fluentemente dois idiomas e também atende aqueles que falam espanhol. “Falar outras línguas é um pré-requisito básico para executar este serviço”, avalia.

Ela conta que além das informações sobre os quatro pólos e as dicas de passeios, também mostra ao visitante todos os departamentos da secretaria que está instalada no Centro Histórico de Cuiabá. “O prédio já é uma atração turística”, diz a estagiária.

Ela aproveita para pedir aos empresários do trade de turismo de Mato Grosso que tragam folheteria para a varanda do turista. “É uma oportunidade de divulgar o empreendimento e também de mostrar o produto ao visitante. Para nós é importante ter várias opções para oferecer”, explica.

Thais também conta que há vários projetos para o futuro. A varanda já tem uma tv e um vídeo instalados para que os visitantes tenham acesso aos filmes de algumas regiões. “É melhor que o papel”, avalia a estagiária. “Envolve e desperta a curiosidade de quem está assistindo”.

Mais informações sobre a Varanda do Turista pelo fone (65) 3613-9300





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280779/visualizar/