Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 19:37

    Imprimir


Representantes ligados a órgãos públicos e da sociedade civil do Estado participaram ontem da abertura da Oficina do Sistema Nacional de Cultura (SNC), promovida pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. A Oficina é um programa de articulação, gestão, informação e promoção de políticas de cultura. Artistas plásticos, músicos, estudantes, organizadores de grupos culturais, dentre outros, também estiveram presentes.

O sistema cultural está em construção na parceria entre Ministério da Cultura e 1.705 prefeituras brasileiras. Em Mato Grosso, cerca de 70 cidades formalizaram o pacto. Desde 2005, o MinC, vem assinando protocolos de intenções com estados e municípios para a implantação do SNC.

O Secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, esteve no lançamento otimizando a implantação do Sistema no Estado. "As instituições precisam estar unidas para o desenvolvimento cultural dos municípios", avaliou o secretário.

O artista plástico Zeilton Mattos acredita que com o sistema, a sociedade civil acaba participando das decisões de gasto de dinheiro.

A Oficina do Sistema Nacional de Cultura acaba hoje, às 18h, com representantes de seis municípios Mato-grossenses, entre membros das prefeituras e da sociedade civil. Além de Cuiabá, também participam Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Comodoro, Canarana, e Várzea Grande.

Dentre os assuntos em discussão na Oficina, destacam-se: Desenvolvimento institucional da cultura na região; identificação das possibilidades de ação integrada nos municípios e a desmistificação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281644/visualizar/