Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 18:37
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


A 42ª Semana da Pessoa com Deficiência terá abertura na sessão itinerante que será realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá, na segunda-feira (21), no Centro de educação Tecnológica, na Fiemtec, localizada na avenida XV de novembro, no bairro Porto. "Acessibilidade: Siga essa idéia" será o tema do evento, que visa cobrar do poder público, ações e fiscalizações nas áreas de Saúde, Educação e Transporte.

Durante a sessão, que terá a participação dos parlamentares, autoridades e sociedade em geral, será apresentado o projeto de lei com a reformulação do Conselho Municipal da pessoa com deficiência.

A acessibilidade representa a possibilidade de alcance, em condições de segurança e autonomia pelo cidadão que apresente algum tipo de deficiência ou capacidade de locomoção reduzida dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação.

Todo o processo de acessibilidade e que garante esses direitos está na legislação e podem ser destacadas por meio das leis 10.048, de oito de novembro de 2000 e a de número 10.098, de 19 de dezembro de 2004.

A sessão itinerante que foi solicitada pelo vereador Mário Lúcio (PV), começa no dia 21 e segue até o dia 28 com extensa programação. Conforme justificativa do pedido, haverá cobrança e postura de toda a sociedade, no sentido de reconhecer que a acessibilidade não é uma necessidade individual, mas coletiva e independente de deficiências as pessoas envelhecem e estarão sujeitas a sofre acidentes em locais inacessíveis ou com barreiras.

Na programação do evento ainda consta uma mobilização da acessibilidade em comemoração a 42ª Semana da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no Parque Mãe Bonifácia, a partir das 16 horas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281650/visualizar/