Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 08:19

    Imprimir


As bandas Madame Saatan e La Pupuña serão as representantes paraenses da quarta edição do festival Calango, que ocorrerá na cidade de Cuiabá, no período de 18 a 20 de agosto. E essa é segunda vez que a banda Madame Saatan tocará na capital matogrossense, a primeira vez foi no carnaval deste ano, durante o festival Grito Rock.

A primeira edição do festival foi 2001. A idéia de fortalecer a cena musical do Mato Grosso foi o que motivou um grupo de jovens para a criação do evento. Na edição seguinte, em 2003, houve um crescimento tanto na estrutura quanto na concepção. E o reconhecimento do festival ocorreu ano passado, quando entrou definitivamente no Circuito Nacional de Festivais Independentes.

Já em 2005, a organização do festival adquiriu uma estrutura maior e passou a estimular a participação das bandas do Mato Grosso. Outro ponto importante dessa nova estrutura do festival foi a ampliação dos temas abordados, ou seja, não apenas música; mas também diversas formas de arte, como as artes plásticas.

E na quarta edição do festival vários projetos estarão incluídos, como Calango in Vídeo, Calango na Escola, Língua de Calango, Plasticalango, Comunicalango, entre outros.

O Calango in Vídeo tem como objetivo impulsionar a produção audiovisual do Estado. Através de algumas ações, além da já tradicional mostra de vídeos durante o festival. O novo formato contará com uma semana de oficinas, seminário, debates e a mostra. O projeto pretende reunir profissionais, estudantes, amadores, e curiosos em torno das perspectivas que surgem para uma nova etapa do audiovisual matogrossense.

A organização é uma co-produção entre a Próxima Cena (núcleo audiovisual do Espaço Cubo), Comunidade no Cinema e mais alguns Produtores Independentes. Conta também com o apoio de universidades, grêmios estudantis, sindicatos e movimentos sociais.

O interessante é que, antes da semana de oficina, será realizado um dia de contextualização, onde os alunos de várias escolas do Mato Grosso poderão ter um primeiro contato com a câmera e conhecimentos teóricos básicos. Vale ressaltar ainda que os participantes das oficinas contarão com transporte de ida e volta, objetivando um estímulo à participação, uma vez que em outras experiências diagnosticou-se a falta de transporte como um problema que dificultava a participação do público-alvo. Este composto por estudantes de escolas públicas e representantes de organizações sociais, como Movimento dos Sem Terra (MST), Central Única das Favelas (Cufa) e da organização sindical Sintep. A quarta edição do Festival Calango tem data marcada para os dias 18, 19 e 20 de agosto e acontecerá no estacionamento da UNIC - Universidade de Cuiabá.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281817/visualizar/