Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 07:57
Por: Téo Menezes

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu ontem o pedido de registro de candidatura do ex-deputado estadual e empresário Amador Tut (PL), 65. Ele não disputará uma cadeira na Câmara Federal porque já foi condenado pela Justiça Comum.

O indeferimento da candidatura de Tut foi aprovado por unanimidade pelo TRE e seguiu relatório do juiz Gilberto Vilarindo dos Santos. O ex-deputado ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de ser candidato, apesar da pequena chance de obter êxito.

De acordo com o TRE, o indeferimento ocorreu porque somente neste ano o Tribunal tomou conhecimento da condenação de Tut. Ex-deputado estadual por três mandatos, o empresário de Cuiabá foi condenado em 2005 por improbidade administrativa, já que ele foi processado por utilizar servidores da Assembléia Legislativa para benefício pessoal quando ainda era deputado.

"Conforme o relator, continua explicitada a inelegibilidade por cinco anos do candidato (devido à condenação na Justiça Comum)", diz o acórdão aprovado pelo TRE. Tut já recorreu ao próprio Tribunal Regional Eleitoral, alegando que também questionou a sentença de improbidade administrativa.

"O problema é que essa ação já foi transitada em julgado. Não cabe mais recurso algum", argumenta o secretário Judiciário do TRE, Edivaldo Rocha. Tut lamentou ontem a decisão, mas preferiu não comentar o assunto. Ao ser questionado, desligou o aparelho celular e não mais atendeu as ligações de A Gazeta. Em 2002, Tut também foi acusado de compra de votos, mas conseguiu se livrar do processo.

Dos 378 pedidos de candidatura que foram feitos ao TRE, faltam ser julgados 81. O Tribunal tem até o próximo dia 23 para analisar todos os processos. Inicialmente, o número de pedidos era de 367. Aumentou no início deste mês, quando a Justiça encerrou o prazo para complemento das chapas e das coligações para a eleição de outubro. A partir do mês que vem, qualquer alteração fará com que os novos candidatos utilizem nome e foto dos antigos postulantes.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281827/visualizar/