Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 08:13

    Imprimir


Em abril de 1977, uma turma de chorões - que incluía Waldyr Azevedo (cavaquinho), Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete) e Raul de Barros (trombone), entre outros mestres do gênero - se reuniu para fazer um espetáculo no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), em comemoração aos cem anos de som gravado e ao próprio choro. O show foi gravado, mas nunca editado em disco. Até esta semana. Recuperada recentemente pelo produtor Décio Fischetti, a fita com a gravação possibilitou que a Biscoito Fino editasse o CD Encontro dos Mestres do Choro, já nas lojas.

Altamiro Carrilho abre o disco com três clássicos de Pixinguinha (Lamentos, 1 x 0 e Carinhoso). Em seguida, o Zimbo Trio (na formação que juntava o baixista Luiz Chaves, o pianista Hamilton Godoy e o baterista Rubens Barsotti) apresenta Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth, e versão jazzística do então recente choro Meu Caro Amigo, composto por Francis Hime e Chico Buarque em 1976. Já Waldir Azevedo emenda quatro temas de sua lavra (Minhas Mãos, Meu Cavaquinho, Arrasta-Pé, Pedacinhos do Céu e Delicado).

Também presentes no grupo, a pianista Eudóxia de Barros e o flautista Carlos Poyares voltam a Ernesto Nazareth com Brejeiro e Apanhei-te Cavaquinho, respectivamente.

Por sua vez, o trombonista Raul de Barros aproxima o choro da gafieira em Na Glória, Voltei ao Meu Lugar e Pororó-Pororó, temas de sua autoria. E Abel Ferreira, poucos meses antes de falecer, toca Chorando Baixinho e Saxofone, Por que Choras?, tema de Ratinho em que Abel troca a clarineta pelo instrumento citado no título.

Em dupla com o trombonista Raul de Barros, Abel ainda lustra André de Sapato Novo. Uma jam fecha o disco com a reunião de todos os solistas - diante do Zimbo Trio e de um conjunto regional - em improvisos sobre Lamentos, Urubu Malandro e Brasileirinho.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282685/visualizar/