Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 09:38

    Imprimir


Superman e Batman são super-heróis da editora DC; Quarteto Fantástico e Capitão América, da rival Marvel. A princípio, eles não podem aparecer em uma mesma história. Mas há um lugar no mundo dos quadrinhos em que os heróis convivem: Astro City. E o Brasil recebe agora "Inquisição", saga que se passa nesta cidade criada por Kurt Busiek, Brent Eric Anderson e Alex Ross.

"Astro City" é uma série norte-americana criada por três autores que são, acima de tudo, fãs de super-heróis. Eles imaginaram um lugar em que viveriam todos os seus personagens prediletos. Isso seria impossível, pois eles pertencem a editoras diferentes. Então criaram novos heróis que homenageiam a todos e convivem em um mundo único.

Assim, o Superman virou o Samaritano; o Capitão América, o Velho Soldado; e o Quarteto Fantástico (Fantastic Four, em inglês) tornou-se a Primeira Família (First Family). Os seis primeiros números de "Astro City" saíram no Brasil em 2002. Agora são publicadas mais sete histórias. As seis primeiras narram a origem de um novo super-herói, um órfão adolescente que busca ser alguém na vida e se torna o parceiro mirim de um sombrio vigilante que age apenas à noite, conhecido por ser um ótimo detetive e por apavorar os criminosos. Pode lembrar Batman e Robin, mas são... Inquisidor e Altar Boy.

"Marvels"

Os criadores Busiek, Anderson e Ross não são iniciantes que surgiram com "Astro City".

Todos já têm nome dentro da indústria das HQs, sobretudo Busiek e Ross. Eles despontaram para o sucesso trabalhando em "Marvels", uma minissérie que mostrava o universo de X-Men, Homem-Aranha e companhia do ponto de vista dos humanos sem poderes.

Neste ponto, "Astro City" é quase uma extensão de "Marvels". Há as histórias em que os protagonistas são os trabalhadores normais, com seus problemas cotidianos, e os superseres não passam de meros coadjuvantes.

E há aquelas, como "Inquisição", em que os personagens principais são os super-heróis, que vivem dentro de uma comunidade heróica tão grande e cheia de problemas que parece humana.

"Astro City" é a cidade em que os coadjuvantes valem tanto quanto os protagonistas, e os super-heróis são tão humanos quanto aqueles que lutam para salvar. Definitivamente, trata-se de uma cidade diferente.

ASTRO CITY INQUISIÇÃO Autores: Kurt Busiek, Brent Eric Anderson e outros Editora: Devir Quanto: R$ 45, em média (208 págs.)




Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282930/visualizar/