Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Agosto de 2006 às 15:47

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje que o plano terrorista desarticulado em Londres na última semana poderia ter causado mortes "em grande escala" e demonstra que os terroristas continuam com seu alvo de matar cidadãos dos EUA.

Durante seu habitual discurso radiofônico dos sábados, Bush afirmou - a partir de seu rancho em Crawford (Texas) - que o plano terrorista "também demonstra que os terroristas são sofisticados e mudam constantemente suas táticas".

Este discurso foi o mais extenso já feito pelo governante sobre o ataque desarticulado em Londres na última quinta, no qual os supostos terroristas planejavam explodir dez aviões em pleno vôo.

"A experiência desta semana nos lembra o grave fato de que os terroristas só precisam de uma oportunidade bem-sucedida para alcançar sua meta de gerar mortes maciças", declarou Bush.

Diante das eleições legislativas dos EUA, que acontecerão no dia 7 de novembro, a questão da segurança assumiu tons políticos. Tanto democratas como republicanos procuram passar uma imagem de firmeza contra o terrorismo.

"Podemos discordar legitimamente sobre qual é a melhor forma de lutar contra os terroristas, mas não deve haver desacordo sobre os perigos que enfrentamos", declarou o presidente dos EUA, em clara alusão à discussão partidária.

Durante seu discurso, ele também defendeu as ações de seu Governo para melhorar a segurança dentro de seu país e novamente pediu paciência à população, em razão das novas medidas de segurança adotadas nos vôos comerciais.

Entretanto, a oposição democrata está criticando, desde a última quinta, as medidas adotadas em 2001, e exigiu a aplicação plena de todas as recomendações da comissão que investigou os atentados de 11 de setembro.

Cerca de 40 pessoas foram presas, tanto no Reino Unido como no Paquistão. Elas estavam ligadas ao ataque com explosivos líquidos contra aviões comerciais.

Por causa da notícia, as autoridades americanas proibiram que os passageiros de aviões a carregarem qualquer tipo de líquido nas bagagens de mão e aumentaram o nível do sistema de alarme do Departamento de Segurança Nacional (DHS) para "vermelho" (máximo risco), nos vôos que cobrem a rota mencionada.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283229/visualizar/