Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 15:22

    Imprimir


Quem melhor do que moradores de uma comunidade para apontar os problemas do bairro onde moram? E depois de diagnosticar os problemas, pessoas se unem para discutir, estudar e tentar solucionar falhas de infra-estrutura na comunidade. Parece um método simples, porém, requer empenho e conscientização da população. Esta é à base do projeto PAT-Prosanear, que visa oferecer capacitação a jovens, apresentando conceitos e técnicas que os habilite a interagir nas comunidades onde vivem, sensibilizando moradores para questões ambientais e de saneamento básico.

O projeto tem como ponto de partida um encontro de sensibilização com estudantes do ensino médio da Fundação Bradesco, localizada no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Nesta primeira reunião, os estudantes conhecerão o programa PAT-Prosanear e os caminhos a seguir para o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI), projetos de capacitação e resultados prováveis.

A capacitação se dá a partir de três oficinas integradas, sempre aos sábados, que acontecem no auditório do Espaço Vitória, do Instituto Centro de Vida (ICV). Os encontros possibilitarão, ao final do programa, o planejamento em equipe de um projeto aplicável na comunidade dos participantes. A primeira oficina, que discutirá meio ambiente e saneamento, acontece neste sábado, dia 12. No dia 19 de agosto, a oficina trata sobre abordagem comunitária. E uma semana depois, 26 de agosto, oficina sobre elaboração de projetos eco-ambientais. Todo o processo será acompanhado por uma equipe formada por representantes da Fundação Bradesco, Instituto Centro de Vida e empresa Tecnosan (áreas social e de saneamento).

Passada a fase de capacitação, serão formados grupos de quinze participantes para elaboração de projetos. Os três trabalhos considerados melhor elaborados para as áreas do Plano de Desenvolvimento Local, avaliados por uma comissão formada por técnicos da prefeitura de Cuiabá e Sanecap, serão premiados. Para avaliar, serão levados em conta critérios como: número de pessoas abrangidas; menor custo, viabilidade da execução do projeto e apresentação do mesmo.

Também faz parte do processo de capacitação dos jovens, um curso de formação de multiplicadores em reciclagem de lixo, oferecido pela Secretaria de Municipal de Meio Ambiente. Para finalizar, será realizado um seminário sobre saneamento com a participação da população e entrega de certificados.“É objetivo do projeto formar jovens conscientes e sensíveis a questões ambientais” diz Erlon Bispo, coordenador do Espaço Vitória, do ICV.

Esta ação, com cara de gincana escolar e cunho socioambiental, só foi possível graças à parceria entre o Instituto Centro de Vida, Fundação Bradesco, Associação dos Moradores dos bairros Jardim Vitória, Jardim União, Jardim Florianópolis e Águas Nascentes, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283424/visualizar/