Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 18:46

    Imprimir


Os 14 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental da Bacia do Alto do Rio Paraguai se reuniram em Barra do Bugres (135 Km de Cuiabá) para discutir a cultura do pinhão manso.

A oleaginosa foi escolhida com a principal cultura a ser desenvolvida na região Médio Norte. Durante a reunião, com a participação dos representantes da AMM, Secretaria de Desenvolvimento Rural –SEDER, Empaer e Barralcool ficou definida a realização de um dia de Campo em Barra do Bugres. O evento terá como público alvo técnicos e secretários municipais de Agricultura.

O objetivo do evento, que deve ser realizado no dia 15 de setembro, é difundir a cultura e trocar experiências com produtores que estão cultivando o pinhão manso há mais tempo. Um dos convidados para o Dia de Campo será o produtor da cidade de Janaúba (MG), Tomi Nagashi Tominaga, que está

desenvolvendo a cultura há mais de um ano com muito sucesso. A Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios está apoiando o cultivo do pinhão manso, uma planta com excelente potencial para produção de biocombustível e que promete fomentar a agricultura familiar.

Planta desconhecida pela maioria da população mato-grossense, o pinhão manso concentra em seus frutos até 40% de óleo.

O prefeito de Barra do Bugres, José Aniceto de Campos, explicou que a idéia é a usina utilizar a produção de pinhão manso para a geração de biodiesel. “Procuramos alternativas de crescimento econômico aos pequenos produtores”, explicou.

Os quatorze municípios já identificaram sete cadeias produtivas que podem ser exploradas de forma coletiva na região, entre elas a do abacaxi e da produção de borracha.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283647/visualizar/