Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 13:33

    Imprimir


Acadêmicos da Universidade de Cuiabá (Unic) estão substituindo os tradicionais trotes violentos por iniciativas que unem diversão com responsabilidade social.

São os chamados “trotes solidários”, uma nova modalidade de batismo dos calouros que, nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais representativa em universidades de todo o país.

Doação de sangue, palestras e campanhas de arrecadação de alimentos e roupas são algumas das atividades que hoje fazem sucesso entre os estudantes da Unic.

Além de integrarem as turmas, essas iniciativas desenvolvem e contribuem para a formação acadêmica e social.

Para a coordenadora do Diretório Central Estudantil (DCE) da Unic, Priscila Giordani, as promoções de atividades sociais são muito positivas e devem ser estendidas a todos os cursos.

“O trote solidário é um incentivo aos calouros, que ajuda na integração entre direção, Centros Acadêmicos (CA), DCE, calouros e veteranos”, disse Giordani.

O velho trote - Antes desse processo de conscientização e cidadania invadir as universidades do país, o resultado da recepção dos alunos era humilhação pública, intoxicação, queimaduras e bebedeiras, entre outros problemas.

Segundo a professora da Faculdade de Psicologia, coordenadora da semana de boas-vindas do curso, Amália Luiza de Sandro Nery Ferreira, é muito importante este tipo de conscientização dos alunos a respeito do trote solidário.

“Com a atividade, os calouros melhoram muito a participação em sala de aula por já estarem entrosados aos demais colegas de curso”, afirma a professora.

Bons exemplos - Os acadêmicos do 2º semestre da Faculdade de Medicina, em parceria com o Hemocentro, promoveram uma campanha de Doação de Sangue que movimentou o campus Cidade Universitária e conscientizou os alunos sobre a importância da solidariedade.

Já os veteranos de Psicologia realizaram uma semana de apresentações de teatro, músicas, brincadeiras e um café da manhã. Os veteranos prepararam também um mapa com a localização da biblioteca, sala de aula, laboratórios, e ainda deram dicas sobre os serviços que os calouros podem encontrar no entorno da Unic, como por exemplo, xerox.

Esta prática também foi abraçada pelos alunos de Biologia, que organizaram uma semana para ensinar aos calouros como dar os primeiros passos na faculdade. Eles mostraram um pouco do que os alunos podem esperar do Ensino Superior, e os estimularam a entrar em contato com alguns temas importantes da área.

Ação social - Com o intuito de ajudar a creche São Francisco de Assis, os acadêmicos de Odontologia arrecadaram na segunda-feira, 7/8, pastas e escovas de dente, além de latas de leite em pó.

Hoje, mais de 120 crianças carentes de até 6 anos são atendidas pela creche, localizada no bairro Praieiro. As crianças passam a semana na creche, enquanto seus pais trabalham.

Já o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UNIC promove, no próximo sábado, 19/8, a partir das 9h, o tradicional INTEGRAVET.

O evento visa à integração dos calouros com demais alunos, professores e funcionários do curso, por meio do esporte, do lazer e, principalmente, da solidariedade.

Durante o INTEGRAVET, os estudantes realizarão campeonato de futebol, gincana e, principalmente, arrecadação de alimentos que serão doados a mesma creche.

Mais esporte - Os alunos da Faculdade de Educação Física optaram por colocar os novatos para, literalmente, suar a camisa.

Durante a primeira semana de aula, calouros e veteranos se enfrentaram em partidas esportivas de diferentes modalidades.

Fique ligado - Os acadêmicos que ainda não sabem como organizar algo saudável para recepcionar os calouros, acessem o site www.trotedacidadania.com.br, com projetos de “trotes” de sucesso.

Trata-se de um dos projetos encampados pela Aliança Brasil Universitário, que é formada pela Fundação EDUCAR DPaschoal, Instituto Faça Parte e UniEthos.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283783/visualizar/