Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 09 de Agosto de 2006 às 22:00

    Imprimir


Uma série de desastres naturais deixou 987 mortos e 310 desaparecidos na China no mês de julho, informou hoje a agência oficial "Xinhua". Mais de 146 milhões de pessoas foram prejudicadas por sete tufões e várias inundações, que também causaram prejuízos de US$ 8,6 bilhões.

Os tufões Bilis e Kaemi deixaram mais de 637 mortos e 210 desaparecidos no litoral do sudoeste da China, por causa de inundações e deslizamentos de terra.

Já na província de Yunnan (sudoeste), 101 pessoas morreram e 17 continuam desaparecidas em conseqüência de chuvas de granizo, inundações e deslizamentos de terra que aconteceram entre junho e julho, informou hoje o departamento provincial de assuntos civis.

Segundo a mesma fonte, chuvas torrenciais, fortes ventos, chuvas de granizo, inundações e deslizamentos de terra arrasaram 12.500 casas e outras 111.700 ficaram danificadas nesta mesma província, onde 3,77 milhões de hectares de terras de cultivo foram atingidas.

Os prejuízos diretos foram avaliados em US$ 383,25 milhões nesta província.

Outra intempérie é a seca que castiga o município de Chongqing (sudoeste) e as províncias de Sichuan, Guizhou, Gansu, Ningxia, Shaanxi e a Mongólia Interior.

Segundo o Serviço Meteorológico da China, a seca continuará presente em Gansu, Sichuan e Chongqing, enquanto a maior parte do país sofrerá com altas temperaturas que podem inclusive prejudicar a produção agrícola.

Os prognósticos meteorológicos para o mês de agosto indicam que a situação não vai melhorar, pois as regiões litorâneas do Sul serão palco de vários tufões e tempestades tropicais.

O tufão Saomai, o oitavo a alcançar a China em 2006, alcançará as províncias de Zhejiang e Fujian na próxima quinta.

Ao mesmo tempo, a tempestade tropical Bopha, que está a 1.000 quilômetros do Saomai, se desloca neste momento em direção oeste com uma velocidade de 20 km/h, segundo informações do observatório meteorológico de Fujian.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283983/visualizar/