Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 09 de Agosto de 2006 às 15:01

    Imprimir


O governo comunista de Cuba sinalizou que combaterá o uso de antenas ilegais que captam sinais de TV por satélite, pouco mais de uma semana depois do líder Fidel Castro ter passado temporariamente o poder a seu irmão.

O jornal do Partido Comunista Granma alertou na quarta-feira que as antenas, que muitos cubanos usam para ver programas em espanhol transmitidos por Miami, podem ser usadas pelo governo dos Estados Unidos para envio de informações consideradas subversivas.

"Elas são um terreno fértil para aqueles que querem executar o plano da administração Bush de destruir a revolução cubana", publicou o jornal, voz oficial do governo cubano. Normalmente, a publicação de notas desse tipo sinaliza ações que serão encampadas pelo governo.

O artigo também critica a "avalanche" de propaganda capitalista nos programas comerciais de televisão.

Desde que Castro cedeu de maneira provisória o poder a seu irmão Raúl, em 31 de julho, para fazer uma cirurgia no abdômen, os cubanos têm se mostrado ansiosos por mais informações sobre sua condição de saúde e a direção política do país.

Os habitantes da ilha caribenha que têm TV a cabo ilegal assistiram a uma série de imagens da comunidade cubana exilada em Miami comemorando nas ruas o que considerou o fim do regime de 47 anos de Castro.

Estimativas indicam que há mais de 10 mil antenas ilegais de satélite em uso em Cuba. Normalmente, o dono de uma antena vende o serviço a outros, algumas vezes centenas de clientes, por 10 dólares por mês por meio de cabos escondidos que cruzam telhados das residências do país.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284046/visualizar/