Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 09 de Agosto de 2006 às 10:18

    Imprimir


O aumento da expectativa de vida do brasileiro e o conseqüente envelhecimento da população farão com que a geração de empregos leve em conta a população maior de 45 anos. Essa é a análise feita pelo Ipea (Instituto de Política Econômica Aplicada) na segunda fase do estudo 'Brasil - O estado de uma nação'.

Para o instituto, em 2030 essa parcela da população irá representar 47% da população em idade ativa (acima de 15 anos). Além disso, esses novos empregos deverão se concentrar na área urbana, já que 85% dessa nova população deverá residir nas cidades.

'Deve-se observar redução relativa da presença dos segmentos mais jovens e aumento dos segmentos mais velhos [no mercado de trabalho], acentuando e consolidando o envelhecimento, já em curso, da população economicamente ativa (PEA). Isto sinaliza que, em médio prazo, a oferta de força de trabalho deverá experimentar substituição progressiva dos mais jovens pelos mais velhos.'

Na avaliação do Ipea, o mercado de trabalho terá que ser mais flexível para absorver uma força de trabalho mais madura e mais sujeita a riscos físicos, além da tendência de que será menos instruída do que os segmentos mais jovens da população.

O instituto mostra também que a participação das mulheres na PEA deverá aumentar, passando de 40% para 47%. No caso da população masculina, essa participação cairá de 60% para 53%.

De acordo com o estudo, das 84,6 milhões de pessoas que estavam trabalhando em 2004, o setor de serviços absorveu 47% delas. Considerando apenas os trabalhadores com carteira assinada (30,7 milhões), 61% estavam no setor.

A agricultura é o segundo setor que mais gera emprego, com 21% da ocupação. O restante dos trabalhadores atua na indústria.

Outro ponto é que os trabalhadores mais jovens atuam no comércio e os mais experientes, no setor de serviços.

Além disso, o Ipea destaca que o brasileiro entra cedo no mercado de trabalho. Com base nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2003, 70% dos brasileiros que tinham 35 anos em 2003 e trabalhavam entraram no mercado na infância e 30% na juventude.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284103/visualizar/