Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 07:31

    Imprimir


SÃO PAULO - O Estado de São Paulo viveu na noite de segunda-feira e nesta madrugada o quarto dia de ataques a alvos civis e prédios públicos - entre os quais edifícios de prefeituras, delegacias de polícia e até uma sede da Receita Federal. Desta vez, a maioria dos focos de atentados se deu no interior e Região Metropolitana. No entanto, nas zonas sul e leste da capital, o serviço de transporte ficou prejudicado, com muitos passageiros esperando os coletivos nos pontos e pessoas caminhando pelas ruas. UM total de dez ônibus foram destruídos - quatro na capital, dois na Grande São Paulo e quatro no Interior. Quatro bandidos foram mortos - três em confronto com policiais e Guarda Municipal em Cotia e uma em Diadema (Grande São Paulo).

Três ônibus foram incendiados por bandidos na zona sul da capital entre as 22h30 de ontem e 0h30 desta terça-feira. Dois coletivos da linha Itaim Bibi/Jardim Guacuri, que estavam parados no ponto final, na Rua Vicente Strichalsky, região do Jardim Miriam, foram atacados por quatro homens que chegaram em um veículo e ordenaram que motorista e cobrador descessem. Outro coletivo foi alvo de incendiários na esquina entre as Avenidas Henrique Chamma e Presidente Juscelino Kubitschek, no Itaim-Bibi.

Na zona oeste, um ônibus que fazia a linha Vila Zatti/Itaim-Bibi foi cercado por um grupo de bandidos às 22h30 de segunda-feira na Rua Professor José Lourenço, em Vila Zatti, região de Pirituba. Segundo as vítimas, passageiros, cobrador e motorista conseguiram descer a tempo de não serem atingidos pelas chamas que destruíram por completo o coletivo. Os incendiários conseguiram fugir e permanecem soltos. O caso foi registrado no 87º Distrito Policial, de Pereira Barreto.

Segundo informações da São Paulo Transportes (SPTrans), às 5h45 desta manhã a Viação Transcooper, que possui três garagens, decidiu liberar os microônibus da garagem localizada na altura do nº 1.726 da Avenida Antonelo de Messina, no Tremembé, zona norte da capital. Assim, apenas uma garagem, a da Viação Nova Aliança, em Cidade Tiradentes, na zona leste, seguia naquele fechada na cidade de São Paulo. No entanto, era visível, nas avenidas Santo Amaro e Giovani Gronchi, na zona sul da cidade, o grande número de pessoas esperando ônibus nos pontos. Muitas pessoas também eram vistas caminhando na zona leste.

Grande São Paulo A cidade de Cotia foi alvo de três ataques ontem. Um coletivo da Viação Danúbio Azul foi incendiado na região central da cidade; um artefato explosivo foi jogado contra uma agência da Nossa Caixa próximo à Prefeitura, também no centro; e um posto de gasolina também foi atacado. Em uma das ações, uma equipe da Guarda Municipal da cidade trocou tiros com os bandidos. Um deles morreu e os outros dois, presos. No início da madrugada de hoje, após disparar vários tiros e lançar um coquetel molotov contra o prédio do Centro Municipal Bancário, no centro de Cotia, dois bandidos, em uma moto, foram perseguidos por equipes da Rota e trocaram tiros com a PM. Os criminosos, Celso Alves da Silva e Fábio Santana de Souza, que cumprem pena em regime semi-aberto em Franco da Rocha, deveriam ter retornado para a carceragem às 19h30 de ontem, mas resolveram atacar o prédio e foram mortos no confronto com a PM.

Em Ferraz de Vasconcelos, homens armados, ocupando dois veículos, metralharam, no início da madrugada, uma base da 3ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar no bairro São Francisco. Ninguém ficou ferido. Por volta das 20h, um homem em atitude suspeita foi abordado pelos policiais na Avenida Cupecê, região do Jardim Miriam, próximo à divisa com Diadema, e trocou tiros com os policiais que faziam patrulhamento preventivo contra os ataques coordenados pela facção que controla o sistema carcerário paulista. Ele foi baleado e morreu. O caso foi registrado no 98º Distrito Policial. Um ônibus foi destruído por criminosos na Estrada Embu-Cipó, no Jardim Granjinha , em Embu-Guaçu, também na Grande São Paulo. Em Itapecerica da Serra, um coletivo da Viação Soamin foi destruído, por volta das 22h30 de ontem, no Jardim Cinira. Policiais militares do 36º Batalhão foram acionados para o local, mas não chegaram a tempo de deter os criminosos, que teriam fugido a pé. O caso foi registrado na Delegacia Central da cidade, que fica na região sul da Grande São Paulo.

Interior Em Limeira, homens armados atacaram na noite de ontem uma delegacia, o prédio de um jornal e o prédio da Receita na cidade. De acordo com a Polícia Militar, eram 20h30 quando os criminosos atiraram contra o prédio da Receita Federal. Minutos depois, não se sabe se pelo mesmo grupo, a fachada da TV Jornal de Limeira foi atingida por tiros. Meia hora depois, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) foi alvo de atiradores também. Nas três ocorrências não houve feridos e até agora ninguém foi preso.

Em Campinas, no final da noite de ontem, criminosos atacaram a tiros a fachada do 11º Distrito Policial, no Jardim Ipaussurama. A delegacia ficou fechada a partir das 20h. Já em Indaiatuba, ocupantes de um veículo Monza branco lançaram um coquetel molotov, por volta das 21h, contra um caixa eletrônico do Banco Itaú, ao lado de um posto de gasolina, no Jardim Morada do Sol. Minutos depois, a sede do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), no centro da cidade, e uma viatura da Polícia Militar foram atingidas por tiros. Não houve feridos e ninguém foi preso.

Em Sumaré, região de Campinas, à 1h20, incendiários lançaram um coquetel molotov contra o prédio da Câmara Municipal Não houve feridos. Os bombeiros tiveram de ser acionados para conter o incêndio. Quatro homens encapuzados, a pé, atearam fogo em um ônibus da Viação Boa Vista, por volta das 22h de ontem, em Hortolândia, também na região de Campinas. Segundo a polícia, os criminosos obrigaram todos a descer do ônibus e jogaram um coquetel molotov. Não houve feridos nem presos. Meia hora depois, criminosos, em três veículos, pararam em frente ao 2º Distrito Policial e dispararam vários tiros. A delegacia estava fechada no momento do ataque. Segundo a polícia, foram encontradas várias cápsulas de pistolas calibres 40 e 380. Vinte minutos mais tarde, a casa de um guarda municipal, localizada na avenida Anita Garibaldi, no Jardim Amanda, foi alvo de atiradores. No momento do ataque apenas a mulher do guarda municipal estava em casa. Não houve feridos. Criminosos em uma moto metralharam as portas de vidro de uma agência bancária do Unibanco na região central da cidade. Também não houve feridos.

Em Piracicaba, incendiários queimaram um ônibus da Viação Paulicéia, às 22h de ontem, no Jardim Itapuã. Os passageiros tiveram de descer do coletivo assim que os bandidos o invadiram. Os criminosos fugiram a pé. No final da noite, uma base fixa da Guarda civil Municipal foi alvo de atiradores. De acordo com informações da polícia, dois homens em uma moto pararam em frente à base, que fica na Avenida Raposo Tavares, na Paulicéia, e começaram a disparar. Não houve feridos.

A fachada do 11º Distrito Policial de Sorocaba foi atingida por disparos feitos por dois desconhecidos, em uma moto, por volta das 21h de ontem. Dois tiros atingiram a frente do prédio, que também estava fechado, pois o expediente é encerrado às 19h. Ninguém ficou ferido nem foi preso.

Na madrugada desta terça-feira, quatro ataques foram registrados na cidade de Araraquara, a 240 quilômetros da capital, região central do Estado. Por volta da 0h30, um homem armado efetuou cinco disparos na porta do antigo prédio do Fórum da Infância e Juventude, que está desativado. Os vidros ficaram estilhaçados. Vinte minutos depois, um coquetel molotov destruiu parcialmente a agência do Banco Brasil localizada na Alameda Paulista. Ninguém foi preso. Às 4h da manhã, três homens armados invadiram um ônibus circular da cidade conhecido como Corujão e efetuaram cinco disparos, ordenando que todos os passageiros e motorista descessem. O coletivo foi incendiado em seguida e os criminosos fugiram em um veículo Gol branco. Meia hora antes, a casa de um sargento da Polícia Militar havia sido alvo de criminosos. Três tiros acertaram a frente do imóvel, mas ninguém se feriu.

Por volta da 1h30 desta madrugada, criminosos lançaram um coquetel molotov contra o departamento pessoal da sede da Prefeitura de Miguelópolis, a 460 quilômetros da capital paulista. Apenas o vigia estava no local. O bando entrou pelos fundos e jogou o artefato pela janela da sala. O fogo se alastrou rapidamente e destruiu todo o setor. Ninguém ficou ferido. O mesmo grupo também lançou um artefato no prédio da Igreja Internacional da Graça de Deus, próximo à Prefeitura. As janelas ficaram estilhaçadas e as paredes, chamuscadas. Como a cidade não possui Corpo de Bombeiros, os incêndios foram controlados pelo caminhão-pipa da prefeitura e de uma usina da região.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284468/visualizar/