Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 05:36

    Imprimir


Um grupo radical iraquiano anunciou por meio de uma fita de vídeo divulgada hoje pela televisão Al-Manar, órgão do Hisbolá, que promoveu ataques contra interesses dos Estados Unidos no Iraque em apoio à milícia xiita libanesa.

No vídeo, que segundo a emissora foi enviado pela organização das Brigadas do Grito da Justiça, até então desconhecida, aparecem imagens de um grupo de homens, todos armados e encapuzados.

Um deles lê um comunicado no qual afirma que a organização se compromete a atacar os interesses dos EUA no Iraque como forma de apoiar o Hisbolá (Partido de Deus).

Também diz que, durante a semana passada, combatentes do grupo atacaram vários alvos no Iraque, inclusive a sede da embaixada americana, na protegida "zona verde" no oeste de Bagdá.

A gravação, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, mostra ainda imagens de dois projéteis antes de serem lançados contra um suposto alvo americano no Iraque, segundo Al-Manar.

A emissora não especificou como e quando conseguiu o vídeo, nem explicou se as Brigadas do Grito da Justiça são xiitas ou sunitas.

Na sexta-feira, dezenas de milhares de xiitas, leais ao clérigo iraquiano rebelde Moqtada al-Sadr, se manifestaram no leste de Bagdá a favor do Hisbolá e cantando slogans contra Israel e os EUA.

Sadr é o líder do Exército Mehdi, o único grupo xiita que se opõe abertamente à presença das tropas estrangeiras no Iraque, especialmente as americanas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284521/visualizar/