Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 01:15

    Imprimir


O candidato mexicano de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, disse hoje que sua resistência civil, exigindo a recontagem dos votos das eleições presidenciais, agora também terá como objetivo "transformar as instituições" judiciais.

"Vamos manter a resistência civil pacífica pelo tempo que for necessário. Não queremos só a apuração dos votos. Agora, vamos iniciar o movimento para transformar as instituições de nosso país", afirmou o político de esquerda.

López Obrador discursou em frente ao Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF). Ele criticou a decisão judicial do órgão, que no sábado determinou a recontagem apenas dos votos de 9% das seções e não de todas, como pedia a coalizão de esquerda.

"Não vamos permitir que dinheiro derrote a moral e a dignidade de nosso povo", insistiu López Obrador, derrotado por 243.900 votos pelo conservador Felipe Calderón, segundo a apuração do Instituto Federal Eleitoral (IFE).

"Viemos dizer aos magistrados, de maneira respeitosa, que não aceitamos a apuração parcial. O povo do México não quer só uma parte da verdade, um dízimo de democracia, e sim 100%", discursou López Obrador para mais de mil de pessoas.

López Obrador afirma ter sido vítima de uma fraude eleitoral e recorreu à justiça para pedir a recontagem dos votos. O dirigente do Partido da Revolução Democrática (PRD) disse que os magistrados "ainda têm tempo para reconsiderar a decisão".

O TEPJF iniciou hoje uma sessão fechada para escolher os magistrados e juízes que vão a dirigir a apuração em 11.839 mesas de 149 distritos de todo o país, informou hoje uma fonte do tribunal à Efe.

Um porta-voz do TEPJF disse que a apuração começará na próxima quarta-feira, a partir das 9h (11h de Brasília) e "o trabalho não deve levar mais que cinco dias".

O Tribunal Eleitoral tem até 31 de agosto para examinar os pedidos de impugnação apresentados pelos partidos. No dia 6 de setembro, deve apontar o presidente eleito, que vai receber o cargo do presidente Vicente Fox em 1 de dezembro.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284546/visualizar/