Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 19:35

    Imprimir


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse nesta segunda-feira, após a terceira onda de ataques em São Paulo em três meses, que as Forças Armas continuam à disposição e que há vagas no presídio federal de Catanduvas (PR) para o Estado enviar os criminosos que achar necessário.

"Se se precisar que elas (Forças Armadas) façam uma presença aqui (SP), não só com homens, mas com também equipamentos, viaturas e aeronaves, elas estão à disposição. Nós temos um plano de contingência preparado", disse Thomaz Bastos em um seminário na capital paulista, sem dar detalhes.

"Acredito que se a gente colocasse operações do Exército aqui elas teriam efeito dissuasório muito grande, como teriam tido em maio, em julho e agora", completou.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou nesta manhã que o governo não entregou a ajuda prometida de 100 milhões de reais do Fundo Penitenciário (Fupen) em uma iniciativa para ajudar a conter a crise.

O Ministério da Justiça, através de sua assessoria de imprensa, informou depois que o montante não foi liberado porque o Estado não formalizou o projeto para os gastos. Os 100 milhões de reais seriam usados no serviço de inteligência, na reconstrução de presídios e aquisição de novos equipamentos.

Abreu Filho também afirmou que só aceitaria a oferta das Forças Armadas desde que fossem destinados pelo menos 1.500 soldados por turno para patrulha ostensiva. A oferta do governo é insuficiente, na avaliação do secretário.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, disse que o Estado continua "desorganizado e com inapetência" para resolver esse tipo de problema e que as autoridades do governo federal e do Estado deveriam parar de brigar entre si.

"Até agora, os órgãos governamentais, tanto estaduais quanto federais, ficaram no discurso, na retórica, pois nenhuma atitude mais positiva e concreta foi tomada", disse Busato, segundo nota no site da OAB.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284570/visualizar/