Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 13:18

    Imprimir


O clima no Congresso raramente esteve tão tenso quanto na última semana. Uma parcela de parlamentares fazia enorme pressão para tirar nomes da lista dos sanguessugas. De outro lado, deputados e senadores não citados no esquema que superfaturava a compra de ambulâncias pressionavam para que a lista fosse a mais ampla possível. No meio do embate, os membros da CPI que investiga as fraudes nas emendas ao Orçamento e dez técnicos trabalhando até 16 horas por dia para finalizar um primeiro relatório que será divulgado na quinta-feira 10.

Apesar de alguns dados ainda não estarem disponíveis, o documento a ser apresentado certamente representará a morte política de vários parlamentares. ISTOÉ teve acesso exclusivo a diversos documentos já em poder da CPI, da Polícia Federal e do Ministério Público. São cheques, extratos bancários, depósitos e gravações telefônicas que serão usados no relatório e que servirão como base para o pedido de cassação de 14 deputados.

Eles receberam dinheiro em suas contas correntes ou nas contas de parentes muito próximos, como filhos e mulheres. Outros 30 parlamentares recebiam a propina por intermédio de assessores. Um deputado está nas duas listas, pois recebeu tanto na própria conta corrente como na de seu chefe de gabinete.

Para o deputado Ricarte de Freitas (PTB-MT) a Planam foi mais generosa. Os documentos (Clique aqui) ,mostram que a empresa chegou a pagar dívidas do parlamentar junto à Piran Factoring e à VR Factoring e ainda forneceu as passagens aéreas de uma filha de Ricarte para uma viagem a Nova York. Total da generosidade: R$ 747 mil.

Lino Rossi (PP-MT) é acusado de arregimentar colegas do Parlamento para integrar os sanguessugas. A CPI encontrou vários pagamentos da Planam para ele, Clique aqui, que admite ter recebido dinheiro, camisetas e “sacolões” de Darci Vedoin, o dono da empresa. Mesmo assim, jura inocência. Ele não revela quanto recebeu e nem a CPI conseguiu ainda somar todos os depósitos já comprovadoso que deverá ser feito no final de semana.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284687/visualizar/