Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 09:02

    Imprimir


O presidente nacional do PT Ricardo Berzoini realizou a plenária do partido no Rio de Janeiro domingo. A opção pelo Estado visa buscar votação mais expressiva para presidente entre os cariocas. A estratégia petista é ocupar o espaço deixado pela não candidatura de Anthony Garotinho (PSB) na corrida presidencial no Estado do Rio de Janeiro. Em 2002, Garotinho conquistou 42,18% dos votos no primeiro turno enquanto a Lula couberam 40,16%. O apoio do ex-governador do Rio ajudou Lula a obter 78,9% no segundo turno.

A candidata Heloísa Helena (Psol) é destaque no Estado também incomoda a reeleição de Lula no Estado. Assim como em outras partes do país, a presidenciável vem conquistando os votos de contestação dos eleitores decepcionados com a crise ética do PT.

Segundo pesquisa do Instituto Sensus, divulgada pelo Jornal do Brasil, enquanto Lula obtém no Rio 34,5% das intenções de voto, a senadora alagoana atinge os 17,6%, mais do que o tucano Geraldo Alckmin, com 15,8%.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo , Berzoini explicou a uma militante como o PT pretende tratar a ex-aliada: "Nós precisamos tirar os votos da Heloisa Helena, não brigar com ela". Os integrantes do Psol, por sua vez, estão confiantes que terão no Rio sua maior votação.

Outros fatores que atrapalham Lula no Estado é o apoio que recebe de candidatos do PT que não lideram ao governo e ao senado. O candidato Wladimir Palmeira tem apenas 1,4% da intenção dos votos na disputa pelo governo estadual. A comparação informa que em 2002 Benedita da Silva (PT), concorrendo à reeleição, teve quase a metade dos votos da sua principal concorrente - foram 24,4%, contra os 51,3% que garantiram a vitória a Rosinha Garotinho (PSB) no primeiro turno.

O senador Marcelo Crivella, do PRB, outro aliado de Lula, tem 18,1% dos votos. Mas o favorito, o senador Sérgio Cabral, do PMDB, dispara com 37,5%, no entanto, diz se manter neutro na disputa dos presidenciáveis. ética.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284745/visualizar/