Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 08:21

    Imprimir


A Grande Cuiabá teve 59 picapes roubadas (quando há uso de violência) no primeiro semestre deste ano, numa média de 10 roubos por mês. No mês de junho, houve uma queda vertiginosa nos roubos, quando foram roubadas apenas três picapes importadas, e todas recuperadas. Para a polícia a explicação é uma só – nesse período o chefe de uma quadrilha especializada em roubos de picape Hilux ficou preso na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA).

Depois que o assaltante foi transferido para a Cadeia Pública do Carumbé, o recrudescimento dos roubos voltou a preocupar a polícia. Na semana seguinte, houve o registro de oito roubos de picapes em apenas seis dias, dos quais somente três veículos foram recuperados.

Para a delegada Vera Rotilde, não resta dúvida que o criminoso está coordenando os roubos por detrás das grades, por meio de um telefone celular. Só na semana passada, foram apreendidos 16 aparelhos em uma única cela daquela Unidade Prisional.

“Ainda não descobrimos o número do telefone (celular) dele, mas com certeza, trata-se do responsável pelos roubos. Enquanto esteve na Delegacia, os roubos de Hilux praticamente zeraram. As que foram roubadas, acabaram recuperadas porque não havia a quem repassá-las”, ressaltou.

A delegada comprovou essas suspeitas através de ocorrências referentes ao período em que o assaltante ficou na cela da DERRFVA. No dia da prisão do chefe do bando, 31 de maio, por exemplo, não houve roubo de picapes. No dia 3, uma Hilux foi roubada no centro da Capital, aparecendo abandonada no dia seguinte.

A partir daí, a Grande Cuiabá viveu 15 dias incomuns, sem registrar roubos de caminhonetes. A tranqüilidade foi quebrada no dia 18 com o roubo de uma Hilux preta, mas recuperada horas depois. No dia 21, bandidos roubaram uma Hilux preta e, no dia seguinte, outra picape da mesma marca. As duas no entanto foram recuperadas.

A transferência do chefe do bando só ocorreu porque policiais da DERRFVA prenderam um motorista envolvido em vários latrocínios(roubo seguido de morte) de caminhoneiros e roubos de cargas. A delegada temia que o encontro dos dois na cela não fosse ideal. A delegada admitiu que ficou com o assaltante o maior tempo possível.

Os roubos de Hilux podem ter um aumento considerável, pois o chefe do bando tem chance de ser colocado em liberdade em breve. Ele está indiciado em 21 inquéritos, responde a 18 processos e foi condenado somente em um. Neste, ganhou progressão de pena e estava em regime semi-aberto.

“Esse assaltante só está preso porque foi flagrado numa receptação. Então perdeu o direito ao benefício (da progressão de pena) e ficou em regime fechado”, observou a delegada.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284766/visualizar/