Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 06 de Agosto de 2006 às 12:57

    Imprimir


Cruzeiro e Santa Cruz se enfrentam neste domingo, às 17h10, no Mineirão, com trajetórias diferentes nas quatro últimas rodadas, disputadas após o término da Copa do Mundo. Enquanto o time celeste conquistou apenas quatro dos 12 pontos disputados, nesse período (33,33% de rendimento), a equipe pernambucana conseguiu aproveitamento de 100%, com vitórias em todos os quatro jogos.

O Cruzeiro entra em campo diante do time coral disposto a encerrar a fase de queda livre, iniciada após a vitória sobre o Corinthians, por 2 x 0, a última obtida pela equipe comandada por Paulo César Gusmão. Naquele momento, a Raposa era líder da competição, mas depois dos tropeços chegou à terceira posição, antes da realização dos primeiros jogos da 15ª rodada do Brasileiro.

O clube celeste não vence há três jogos. Pior ainda é o fato de não ter marcado nenhum gol nessas partidas, que fizeram o ataque do time deixar de ser o mais eficiente, com 22 gols marcados, caindo para o quarto lugar nesse ranking. O Santa Cruz, nesse mesmo quesito, é o 16º, com 16 gols. A Raposa empatou com o Goiás, em casa, em 0 x 0, e perdeu duas vezes seguidas para Paraná e Vasco, ambas longe de Belo Horizonte e por 1 x 0.

Já o Santa Cruz está em ascensão. Desde que o técnico Maurício Simões assumiu o comando, a equipe pernambucana somente ganhou. Venceu Goiás, Fortaleza Flamengo e Corinthians. A exceção da equipe cearense, cujo jogo foi no campo do adversário, os demais triunfos foram como mandante.

Os 12 pontos obtidos nesses quatro jogos após Copa do Mundo, somados aos três que o Santa Cruz tinha conseguido nas 10 rodadas iniciais, totalizam 15 e foram suficientes para fazer a equipe de Recife deixar a zona de rebaixamento. O time coral tem a mesma pontuação da Ponte Preta e o mesmo número de vitórias - quatro -, mas leva a vantagem por ter um déficit menor de gols: seis contra 11.

Se o Santa Cruz precisa seguir vencendo para não voltar à zona de rebaixamento, o Cruzeiro tem de se reencontrar com a vitória não apenas para não se afastar ainda mais do líder São Paulo, como também para evitar uma crise, já que o ambiente nos últimos dias na Toca da Raposa II não foram dos mais calmos em razão de declarações dadas principalmente pelo zagueiro Edu Dracena.

O capitão do time cruzeirense cobrou mais "espírito coletivo e união" do grupo de jogadores e disse que o Cruzeiro não pode se acostumar com as derrotas. A fala do jogador, que é um líder no clube, gerou grande repercussão e uma reunião dele com o técnico Paulo César Gusmão, que, garante a motivação dos jogadores para buscar a vitória, que não acontece há três rodadas.

O atacante Carlinhos Bala, que enfrentará pela primeira vez o Santa Cruz, o seu ex-clube, por onde fez cinco jogos neste Brasileiro, reconhece que o Cruzeiro passa por um momento de pressão, mas considera que uma vitória sobre o time pernambucano colocará a casa em ordem. "Estou acostumado à pressão, mas acho que no domingo a pressão vai acabar, pois o Cruzeiro vai vencer e vai voltar a fazer gols", salientou.

Aliás, se Carlinhos Bala, que substituirá a Gil, suspenso, enfrentará o ex-time, o Santa Cruz também tem jogadores recém-chegados da Toca da Raposa II: o goleiro Juninho, o lateral-direito Luisinho e o volante Recife estavam no Cruzeiro, clube detentor dos seus direitos federativos. Emprestados ao coral, os três jogarão pela primeira vez contra o ex-clube celeste.

Com o intuito de colaborar com o técnico Maurício Simões, os jogadores corais passaram informações a respeito do Cruzeiro, que podem contribuir na partida. "A ajuda deles foi importante. Hoje já sabemos que o Cruzeiro tem uma equipe muito consistente do meio para trás e muito perigosa lá na frente", disse Simões.

Os times

O Cruzeiro terá mudanças para tentar se reencontrar com a vitória. Algumas são forçadas, como a entrada de Carlinhos Bala na vaga de Gil, que foi expulso contra o Vasco e cumprirá suspensão. A entrada de Sandro na vaga de Martinez, que sofreu uma contratura muscular na coxa direita também. O titular teve uma recuperação surpreendente, será reavaliado neste sábado, mas não deve começar jogando, cedendo a vaga para Sandro.

Na zaga, Edu Dracena volta no posto de Luizão, depois de se recuperar de uma lesão e formará dupla com o jovem Thiago Heleno, que virou mesmo titular da defesa. No meio-campo, as mudanças foram motivadas por vontade do técnico Paulo César Gusmão de dar maior motivação ao seu time. Fábio Santos entra na vaga de Leandro Bomfim, formando o setor com Jonilson, Sandro e Wagner ou Francismar.

Esta é a dúvida do técnico Paulo César Gusmão, motivada por uma fadiga muscular na coxa direita sentida por Wagner, que ficou de fora do treino da tarde desta sexta-feira. Ele será reavaliado também neste sábado e se não tiver condições de jogar, Francismar ganhará nova chance.

Pelo lado do Santa Cruz, o treinador Maurício Simões deve manter quase a mesma equipe que venceu as últimas quatro partidas. A única alteração será a entrada do zagueiro Valença, no lugar de Adriano, lesionado. O goleiro Guto, que não participou dos treinos da última quarta-feira em virtude de uma virose, voltou a treinar normalmente e está confirmado para a partida contra o Cruzeiro.

CRUZEIRO X SANTA CRUZ

Data: 6/8/2006 (domingo) Local: Mineirão, em Belo Horizonte Horário: 17h10 Árbitro: Luiz Alberto Sarinha Bites (GO) Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula e Fabrício Vilarinho da Silva (GO) Transmissão: Sportv e pay-per-view

Cruzeiro Fábio; Jonathan, Edu Dracena, Thiago Heleno e Júlio César; Jonilson, Fábio Santos, Sandro e Wagner; Carlinhos Bala e Alecsandro Técnico: Paulo César Gusmão

Santa Cruz Guto; Márcio Alemão, Valença e Váldson; Osmar, Augusto Recife, Junior Maranhão, Washington e Cássio; Márcio Mixirica e Nenê Técnico:Maurício Simões





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284916/visualizar/