Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 05 de Agosto de 2006 às 08:59

    Imprimir


A edição 2006/2007 do Campeonato Francês começou nesta sexta-feira com um desafio para os diversos brasileiros que atuam em equipes do país do hoje ex-jogador Zinedine Zidane: atuar bem e brilhar em âmbito mundial em uma competição que não conquista a mesma visibilidade ante outros torneios nacionais da Europa para galgar uma vaga na Seleção Brasileira, em processo de renovação sob o comando do técnico Dunga.

O novo treinador do Brasil já deu o recado de que os medalhões terão que mostrar serviço para manter espaço no time, e logo na primeira convocação deixou de fora o meia Juninho Pernambucano, considerado o melhor jogador em atividade no futebol francês, mas chamou o jovem atacante Fred, que jogou cerca de cinco minutos na Copa da Alemanha e marcou um gol. Juntamente c

om outro brasileiro, Cris, Fred e Juninho defendem o Olympique Lyonnais, ou simplesmente Lyon, atual pentacampeão nacional e com o status de "time a ser batido" no campeonato.

Apesar do crescimento notório do Lyon, a França, que nas três últimas copas foi a duas finais e é a atual vice-campeã do mundo, ainda carece de um time com o status de um Bayern de Munique, um Manchester United, da dupla espanhola Real Madrid e Barcelona, ou do trio italiano Inter de Milão, Milan e Juventus (esta recente rebaixada para a Série B pela justiça após escândalo de manipulação de resultados).

Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália ainda conquistam maior destaque na mídia internacional por terem times mais poderosos e ricos e, consequentemente, por contar com os jogadores de maiores salários do mundo futebolístico.

O que pouca gente sabe é que o Campeonato Francês goza de um equilíbrio histórico de certa forma parecido com o Campeonato Brasileiro. Vários clubes se revezaram ao longo dos anos na conquista dos títulos e no prestígio internacional.

O Saint-Etienne é o maior vencedor dos campeonatos franceses, com dez títulos nacionais. O Paris Saint-Germain, que ganhou fama no Brasil graças às passagens de atletas como Raí, Leonardo e Ronaldinho, é dono de apenas dois troféus (85/86 e 93/94).

Confira o ranking dos campeões franceses:

10 títulos - Saint-Etienne 9 títulos - Olympique de Marseille 8 títulos - Nantes 7 títulos - Monaco 6 títulos - Reims 5 títulos - Bordeaux 4 títulos - Lyon e Nice 3 títulos - Lille 2 títulos - Paris Saint-Germain , Sochaux e Sète 1 títulos - Auxerre, Lens, Strasbourg, Roubaix-Tourcoing e Racing de Paris





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285169/visualizar/