Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Agosto de 2006 às 15:35

    Imprimir


A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) acusou nesta sexta-feira as autoridades cubanas de "manterem à distância" a imprensa internacional, negando vistos e impedindo a entrada de jornalistas enviados ao país para cobrir a internação de Fidel Castro.

Segundo o comunicado da ONG, que defende a liberdade de imprensa, as autoridades cubanas "impediram a entrada no país de pelo menos seis jornalistas em 2 de agosto" e dificultaram a concessão de vistos à imprensa.

A RSF afirmou que depois de terem sido submetidos a um interrogatório por agentes do ministério do Interior, "os jornalistas foram obrigados a entrar no mesmo avião para abandonar a ilha, porque não tinham visto de trabalho necessário para exercer sua profissão no território". Para a RSF, o governo cubano, acostumado a vigiar a imprensa estrangeira, reforçou seu controle de acesso à ilha".

"Não é de se estranhar que os jornalistas tentem entrar no país com vistos de turistas para cumprirem com seu direito de informação, considerando que se tornou difícil obter vistos de imprensa", disse a mesma fonte.

A situação do país justifica, segundo a RSF, "que a imprensa estrangeira seja livremente autorizada a entrar em Cuba". Para a organização, que tem sede em Paris, o regime parece querer evitar que muitos repórteres entrem na ilha neste contexto cheio de incertezas.

A RSF considerou "indispensável que as autoridades concedam vistos de entrada "sem restrições" aos jornalistas estrangeiros e que os deixem exercer sua profissão, sem obstáculos nem hostilidades". A ONG destacou que continua muito atenta à sorte dos 23 jornalistas presos em Cuba.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285302/visualizar/