Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 22:03

    Imprimir


As autoridades colombianas encontraram hoje em Bogotá mais um veículo carregado com explosivos, e detiveram um importante chefe das Farc, informaram fontes oficiais. Fontes do Departamento Administrativo de Segurança (DAS) informaram que o veículo, carregado com cerca de 70 quilos de explosivos, foi localizado no bairro de Santa Lúcia, na região de Bosa, sul de Bogotá.

O caso foi registrado quando cerca de 30 mil membros da Polícia e do Exército realizavam uma operação de controle para evitar atentados durante a posse do presidente Álvaro Uribe, na próxima segunda-feira.

Horas antes havia sido informada a detenção de Víctor Manuel Múrcia, conhecido como "Chichico", considerado o chefe militar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O rebelde "havia chegado à cidade para realizar um atentado com um carro-bomba em 7 de agosto", dia em que Uribe assume seu segundo mandato, após ser reeleito em 28 de maio.

Segundo as autoridades, o atentado "era coordenado" da prisão por Omar Forero Pardo, conhecido como "El Culebro", detido em setembro de 2002 e condenado a 32 anos de prisão por diversos delitos.

"Chichico", é acusado ainda de coordenar o seqüestro de 15 pessoas no edifício Miraflores, na cidade de Neiva, capital do departamento de Huila, em 27 de julho de 2001.

Também é acusado de ter participado do seqüestro de três americanos, após a queda do avião no qual viajavam, no departamento de Caquetá, em fevereiro de 2003. O chefe guerrilheiro foi preso em Soacha, região vizinha à Bogotá.

As autoridades colombianas se encontram em estado de alerta para prevenir atentados terroristas, às vésperas do dia da posse. Na segunda-feira passada, um carro-bomba foi detonado por controle remoto na passagem de dois caminhões militares em uma rua de Bogotá, matando um catador de papéis e ferindo 20 soldados e dois civis.

Há uma semana, tropas do Exército desativaram duas bombas em uma ponte de Bogotá. Dias antes, havia um caminhão-bomba havia sido descoberto em uma estrada próxima à capital. Na quarta-feira foi encontrado em Bogotá um táxi carregado com quase cem quilos de explosivos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285533/visualizar/