Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 02 de Agosto de 2006 às 18:25

    Imprimir


Catadores, cooperativas de catadores, associações de moradores, entidades de classe e organizações beneficentes participam nesta quinta-feira (03.08), no auditório da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), de um curso de capacitação sobre resíduos sólidos recicláveis.

O curso totalmente gratuito é desenvolvido pela empresa de reciclagem de alumínio, Aleris Latasa, PELO Compromisso Empresarial para e Reciclagem (Cempre), com apoio das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Meio Ambiente (Sema) e de Administração (Sad).

Cerca de cinqüenta pessoas devem participar do curso modular, que vai abordar os princípios básicos da reciclagem, separação correta do lixo, distribuição e venda de papel, garrafas plásticas e alumínios. Depois da capacitação teórica, os participantes devem farão uma visita técnica ao centro de reciclagem.

Conforme afirmou a secretária Terezinha Maggi, a intenção da capacitação é demonstrar a importância da reciclagem e auxiliar as pessoas que trabalham com essa atividade na promoção de renda com mais qualidade. “É uma atividade capaz de gerar valor, trabalho e renda para pessoas sem qualificação profissional que obtém hoje em dia o seu sustento recolhendo embalagens vazias e as vendendo para cooperativas”, destacou a secretária.

Reciclagem

O gerenciamento correto de resíduos sólidos no Brasil tem conquistado avanços importantes. Um dos números que atesta esse crescimento positivo é que de 99 a 2002 a reciclagem de papéis duplicou no País e a coleta seletiva de lixo já é desenvolvida em 237 municípios. A reciclagem de papel ondular (papelão) já atinge 77,3%, mais do que o número registrado nos Estados Unidos, por exemplo. Entre os anos de 1980 e 2002 o uso de papel reciclado cresceu de 30% para 43,9%.

já atua com esse trabalho em 14 cidades, de oito Estados brasileiros em parceria com empresas como Natura, Unilever, Ambev, Pepsi, Coca-Cola, Sadia, Alcoa e Pão de Açúcar.

Em Cuiabá, as atividades do Cempre tiveram início há um ano com a parceria com a Aleris/Latasa na instalação do primeiro Centro de Capacitação em Reciclagem de Mato Grosso, para capacitação de trabalhadores em cooperativas e a multiplicação desses conhecimentos.

Alumínio

A Aleris é pioneira no País a implantar um sistema integrado de coleta de embalagens recicláveis no Brasil, em 1991 e começou com reciclagem de latinhas de alumínio, desde a coleta até sua transformação em alumínio puro, para servir para a confecção de novas latas de alumínio. São 14 filiais espalhadas em oito Estados, inclusive Mato Grosso, e duas fundições em Pindamonhangaba (SP), com capacidade anual de 90 mil toneladas de alumínio.

O Brasil é tetracampeão mundial de reciclagem de latas de alumínio, tendo atingido em 2004 a taxa de 95,6%, a maior do mundo incluindo aqueles países nos quais a reciclagem é obrigatória por lei, o que não é o caso do Brasil.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285881/visualizar/