Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Agosto de 2006 às 13:12

    Imprimir


Nesta quarta-feira (02.08) os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá discutiram em plenário a possibilidade da mudança no modelo de retenção de resíduos na coleta de lixo da Capital. O novo projeto técnico ainda no papel, foi apresentado pelo professor do setor da construção civil, Carlos Borralho, no espaço Tribuna Livre, proposta apresentada pelo vereador Luiz Poção (PSDB).

Borralho já defendeu este mesmo projeto técnico para engenheiros e alunos da UFMT, do Conselho regional de engenharia e arquitetura (CREA), e das secretarias de Meio Ambiente do Estado e da Capital. "Esta idéia mudaria totalmente a forma da coleta de lixo abrangendo todos os resíduos sólidos flutuantes e não flutuantes, como: garrafas pets, plásticos em geral e outros dejetos que são jogados de qualquer maneira, os quais tem causado entupimentos nos córregos da cidade e nos rios da grande Cuiabá".

Este novo sistema mostrado na Câmara pode se transformar num projeto lei, e já conta com o apoio da presidente da Câmara, vereadora Chica Nunes (PSDB), e do vereador Luiz Poção.

Este modelo de coleta de lixo dos resíduos sólidos denominado de Auto triagem, não é influenciado pelo desnível do solo, e nem há alteração da qualidade do trabalho como acontece no sistema de Eco-barreira, sistema este copiado do Rio de Janeiro, e que está implantado em Cuiabá na atualidade. Segundo o tecnólogo projetista Carlos Borralho, há necessidade da sensibilização dos parlamentares e do prefeito da Capital para que os córregos e rios fiquem mais limpos e para que haja um ganho na qualidade de vida da população.

Após a exposição do novo sistema os vereadores se mostraram interessados na ampliação do debate sobre a matéria que deve voltar a plenário em forma de projeto lei. "Faremos uma discussão com os técnicos sanitários e de infra-estrutura de Cuiabá e com a própria população se houver necessidade", disse a presidente do parlamento, vereadora Chica Nunes.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285964/visualizar/