Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 14:32

    Imprimir


O projeto “Vale Luz” já recolheu, em 15 dias, 150 quilos de latas de alumínio e outros 80 quilos de garrafas pet. O "Vale Luz" reúne parceiros como a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e as empresas Cemat rede, Supermercados Modelo, Aleris Latasa e o Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem) .

O projeto entrou em funcionamento há um mês e as embalagens recicláveis podem ser trocadas no posto localizado no estacionamento do Supermercado Modelo do Coxipó por bônus a serem descontados na conta de energia elétrica, que o consumidor recebe no ato da troca.

Conforme o coordenador do Cempre em Cuiabá, Marcos Roberto Saez Guardia, as latas são compactadas e depois encaminhadas à fábrica da empresa Aleris, no Interior de São Paulo. Cada quilo de latas de alumínio vale R$ 2,50 e de garrafas pet R$ 0,12.

Para efetuar a troca basta o cidadão se dirigir ao posto, no horário entre 8h e 18h. A pesagem é feita na hora e a pessoa já recebe o ticket com o valor do bônus que será abatido na fatura da conta de luz.

A princípio, o posto de troca do Vale Luz funciona apenas no Modelo Coxipó, conforme afirmou um dos diretores da empresa, Aldecir Magalhães. Contudo, a expectativa é estender para as demais unidades do supermercado.

O pagamento da conta de energia com o bônus também terá que ser feito nos supermercados da rede Modelo, pois a Rede Cemat ainda trabalha para expandir o sistema para outros postos conveniados.

Além da intenção de reduzir o impacto ambiental com menos resíduos soliudos jogados na natureza, a outra demanda do Vale Luz é levar benefício econômico às famílias de baixa renda com a coleta de latas e garrafas pet e entrega destes produtos que possibilitarão um abatimento na fatura de energia elétrica.

Preservação ambiental

O Vale Luz integra o programa “Sócio-Ambiental Reciclar” iniciado há cerca de três anos e começou a transformar-se em realidade quando o Centro de Capacitação e Reciclagem de Cuiabá entrou em operação há um ano.

O Centro que trabalha com a coleta dos recicláveis recebidos do projeto Vale Luz e ainda com pessoas que recolhem latas e garrafas e vendem diretamente no local. O centro funciona no bairro Dom Aquino, na rua Padre Jerônimo Botelho e foi viabilizado pela parceria entre o Estado, a empresa Aleris Latasa, e o Cempre.

Entidades filantrópicas

Quem desejar participar do projeto Vale Luz, porém, que queira destinar o bônus para alguma instituição filantrópica também poderá fazê-lo. As instituições interessadas em participar devem procurar a Setecs para se credenciarem no projeto. Desta forma, o cidadão que trocar a garrafa pet ou latinha de alumínio poderá repassar o bônus recebido para benefício de uma instituição filantrópica.

Cempre

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores, como Natura, Unilever, Ambev, Pepsi, Coca-Cola, Kraft Foods, Chrysler, Mercedes-Benz, Sadia, Alcoa, Novelis, Pão de Açúcar e Nestlé.

O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.

No Centro de Capacitação e Reciclagem em Cuiabá, o primeiro a ser implantado no Estado, trabalhadores também são capacitados para atuar com mais eficácia na coleta, seleção e reciclagem de resíduos sólidos.

Alumínio

A Aleris Latasa é pioneira no País a implantar um sistema integrado de coleta de embalagens recicláveis no Brasil, em 1991 e começou com reciclagem de latinhas de alumínio, desde a coleta até sua transformação em alumínio puro, para servir para a confecção de novas latas de alumínio. São 14 filiais espalhadas em oito Estados, inclusive a de Cuiabá, e duas fundições em Pindamonhangaba (SP), com capacidade anual de 90 mil toneladas de alumínio.

O Brasil é tetracampeão mundial de reciclagem de latas de alumínio, tendo atingido em 2004 a taxa de 95,6%, a maior do mundo incluindo aqueles países nos quais a reciclagem é obrigatória por lei, o que não é o caso do Brasil.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286189/visualizar/