Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 13:31

    Imprimir


Os filmes selecionados para a segunda edição do Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães serão divulgados hoje. É a concretização de mais um sonho de sua idealizadora e diretora, Danielle Bertoline, que criou o evento no ano passado já pensando na continuidade. A melhor notícia, porém, é que ele também está crescendo, tornando-se mais conhecido. Este ano foi inscrito quase o dobro do número de trabalhos de 2005. Consequentemente, a qualidade será superior.

A divulgação da lista será feita às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), com direito a bate-papo com a homenageada, Glorinha Albués. As razões para a homenagem são muitas, diz Danielle, entre elas o fato de Glorinha ser a primeira mulher a fazer um filme em película e de ter realizado importantes trabalhos nas áreas de audiovisual e artes dramáticas, além de ter sido secretária de Cultura de Cuiabá. No ano passado, as premiadas foram a violeira Helena Meirelles e Vó Francisca, benzedeira oficial de Chapada dos Guimarães, que recebeu o Prêmio Artífice da Paz, da Unesco.

Este ano foram 95 filmes e vídeos de vários Estados, tais como Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo, Roraima, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Maranhão, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul. Todas as regiões estão representadas e com filmes para todos os gostos: documentários, ficções, animações, experimentais. E enfocando mulheres das mais variadas desde crianças fantasiosas até idosas amalucadas.

A grande quantidade e a prevalência de algumas características inclusive levaram a coordenação do festival a criar mostras temáticas. "Percebi uma boa quantidade de filmes sobre mulheres perturbadas, meio malucas", conta Danielle. Então foi montado um painel chamado Mulheres Loucas, fora da competição. A diretora ressalta ainda que houve muita inscrição de produções da região Nordeste. Ela pretende trazer alguém de lá para representar a região e um nome aparece em destaque em sua cabeça, o de Kleber Mendonça Filho, de Vinil Verde, que participou do Festival de Cannes.

Com praticamente o dobro das inscrições do ano passado a comissão de seleção este ano teve bastante trabalho dividido entre a própria Danielle, a mãe Vera Bertolini (do Núcleo de Estudos sobre a Mulher e as Relações de Gênero), Juliana Curvo (da coordenação de audiovisual do Sesc Arsenal) e a Sônia Souza (artesã e coordenadora do Mamucha -Movimento Articulado de Mulheres de Chapada).

Três trabalhos que estão no festival não passaram pelo júri. O Tudo Sobre Mulheres fez uma parceria com o DocTV nacional e realizou o Painel DocTV, onde foram apresentados sete trabalhos sobre mulheres. O público selecionou três que farão parte do festival. Entraram Do Lado de Fora (Paula Zanettini e Mônica Marques), Candelária (Jade Moraes) e René Gummiel - A Vida na Pele (Sergio Roizenblit e Inês Bogéa).

Também haverá oficinas, cujas inscrições começam no dia 10 de agosto e podem ser feita pelo site tudosobremulheres.com.br ou na Coordenação de Cultura da UFMT. O candidato precisará escrever um texto sobre "Porque quer fazer a oficina", que será eliminatório. Uma das oficinas é Produção, com Elisa Tolomelli, produtora de Mulheres do Brasil - filme que vai abrir a mostra Fora de Competição. Nessa oficina o aluno que mais se destacar vai poder participar de uma minissérie sobre Marechal Rondon, da RedeTV. A outra oficina é de Interpretação em Cinema para Atores, com Teresa Aguiar, de Campinas (SP). O júri do festival será formado por Helena Ignez, a musa do Cinema Novo, e Malu Di Martino, diretora do Mulheres do Brasil.

Eventos paralelos - Danielle ressalta que outras atividades estarão acontecendo paralelamente à mostra. Uma delas é a Primeira Feira das Artesãs Mato-grossenses, realizada com o apoio do Sebrae. Ele vai levar 16 grupos de mulheres do interior do estado para expor seus artesanatos na praça central de Chapada. A diretora também fechou parceria com livrarias para expor livros ligados a arte, cinema, mulheres e jogos e realizar "fins de tarde de autógrafos". Leonardo Brant está confirmado para lançar Diversidade Cultural, seu último livro. "A própria Tereza Aguiar, tem uma biografia dela da coleção Aplauso da Imprensa Oficial de São Paulo", sugere.

Serviço - A divulgação dos selecionados do II Tudo Sobre Mulheres acontece na terça-feira (dia 1º), às 20 horas, no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc) - rua Voluntários da Pátria, esquina com 07 de setembro. O festival acontece de 06 a 10 de setembro.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286240/visualizar/