Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 16:30

    Imprimir


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro realizará na próxima sexta-feira, às 16h, em seu salão nobre, a simulação de uma audiência por videoconferência. O objetivo, segundo o presidente do TJ-RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, é adequar o Poder Judiciário do Estado ao projeto de lei do senador Tasso Jereissati, que prevê a audiência virtual como regra nos interrogatórios judiciais. Se aprovada, a medida evitará os transtornos causados à população com o constante transporte de presos.

Do 10º andar do Fórum Central do Rio, o juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa vai simular o interrogatório de um policial, que fará o papel de réu e prestará depoimento de dentro de uma sala da administração do Complexo Penitenciário de Bangu. Com a ajuda de microfones, imagens de dois monitores de TV e câmeras, o juiz poderá se comunicar com o réu e monitorar tudo o que acontece do outro lado da linha.

Em Bangu, o réu ficará sentado diante de um aparelho de televisão, através do qual verá o juiz. Duas câmeras serão instaladas na sala: uma vai captar a imagem do réu e a outra mostrará uma panorâmica do local, a fim de evitar eventuais tentativas de coação. Ainda no Fórum serão instalados também dois telões, por onde os convidados para o evento poderão acompanhar a audiência.

Essa é a segunda vez que o TJ do Rio realiza uma experiência como essa. A primeira ocorreu em dezembro de 2002, quando quatro presos considerados de alta periculosidade prestaram depoimento de dentro da sala do diretor do presídio Bangu IV, sem precisar deixar o complexo penitenciário.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286403/visualizar/