Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 09:26

    Imprimir


Cresce em Cuiabá e em todo o país, golpes que estão sendo aplicados de dentro para fora dos presídios e envolve ilegalmente nomes de empresas idôneas como a Rede Globo de Televisão, a Tim e a Nestlé. Também está sendo aplicado o golpe do falso acidente de trânsito e do falso seqüestro.

Polícia suspeita que as ligações estejam sendo retransmitidas através de centrais telefônicas clandestinas, que dificulta as investigações da Polícia.

Os golpes são os mais absurdos possíveis. Surpreendidas, muitas pessoas ainda conversam com os bandidos, imaginando que tudo é mesmo uma realidade. “Seu filho sofreu um acidente. Como é o nome deles mesmo?” Logo eles completam: “Nós estamos com o teu filho. Nós vamos estourar os miolos dele”, gritam os bandidos pelo telefone.

Ontem, por volta das 13 horas, um engenheiro recebeu uma mensagem via celular, com prefixo de São Paulo (11). “Você acaba de ganhar um carro da Rede Globo de Televisão. Para receber, envia cinco códigos de barra da Tim e da Nestlé”, dizia a mensagem.

A Polícia acredita que os golpes funcionem mais ou menos assim. Alguém levanta uma casa e constata que existe um jovem e que ele está ausente. Essa pessoa liga para um preso e repassa as informações. De dentro do presídio de Mato Grosso o preso liga para a família, mas a ligação passa primeiro por um central telefônica, em São Paulo.

A mesma coisa acontece em São Paulo. As ligações feitas de dentro dos presídios de lá, para lá mesmo ou para outras capitais, são retransmitidas por centrais telefônicas clandestinas de fora de São Paulo.

Uma mãe paulista foi surpreendida por uma ligação. Uma pessoa que se identificou normalmente - com nome falso, é claro - , disse ser tenente dos Bombeiros e que estava ligando para avisar que o filho dela havia sofrido um acidente. Como o jovem estava fora, a mãe imaginou que fosse verdade e falou o nome dele quando o falso militar perguntou: “Como ele se chama?”

Ao dizer o nome do filho a mãe prestou uma informação ao bandido, que logo em seguida anunciou o seqüestro. “Nós estamos com o teu filho - ai outro bandido gritava por socorro como se fosse a vítima do seqüestro -, desesperando ainda mais a pobre mãe: “Vai depositando ai logo dez mil”. “Eu não tenho esse dinheiro. “Manda cinco mil”, retruncou o bandido que acabou aceitando R$ 2 mil. “Manda logo, mas manda agora se não a gente vai estourar a cabeça do teu filho”.

Em Cuiabá, dias atrás uma mãe passou pelo mesmo drama da mãe paulista. Só que, por sorte a mulher lembrou que o filho não poderia ter sofrido um acidente se ele estava em casa dormindo. "Em princípio eu fiqiei louca. Logo eu lembrei que o meu filho estava em casa", disse mãe.

Algumas pessoas caem imediatamente na realidade, e antes de qualquer coisa fazem contato com o parente supostamente seqüestrado e depois com a Polícia. Outras pessoas fazem totalmente ao contrário. Por isso a Polícia está fazendo uma alerta e deixando algumas recomendações.

Primeiro - Não entre em desespero em caso ao receber uma ligação desconhecida.

Segundo - Antes de qualquer coisa, desligue o telefone imediatamente e faça contato com a pessoa supostamente acidentada.

Terceiro - Não passe o nome de seu filho ou de qualquer parente seu para pessoas desconhecidas, principalmente pelo telefone.

Quarto - Entre em contato imediatamente com a Polícia.

Quinto - Em caso de ligações ou mensagens via celular informando que você ganhou um prêmio, não dê a menor importância. Lembre-se, essas empresas conhecidas mundialmente e não lhe daria um prêmio pelo celular. Avise a Polícia.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286501/visualizar/