Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 23:15

    Imprimir


Empresários do setor de gemas e jóias elegeram nesta quarta-feira (26.07) a primeira diretoria da Associação dos Joalheiros de Mato Grosso (Ajomat). A eleição foi realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), após a última palestra do Ciclo de Palestras do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Gemas e Jóias em Cuiabá e Várzea Grande.

Na ocasião, foi eleito como presidente o empresário Ricardo Martins, e como vice-presidente, Paulo Salen. De acordo com o presidente eleito, a diretoria da Ajomat é composta por representantes de todos os setores da cadeia produtiva de gemas e jóias.

“Durante nossa gestão pretendemos fazer um levantamento da cadeia produtiva. O que precisamos fazer é agregar valor às nossas pedras preciosas. Esperamos que em dois anos os resultados da união dos empresários sejam vistos”, afirma Ricardo Martins.

Para a designer de jóias, Carmem Delamonica, a criação da Ajomat é o primeiro passo para o fortalecimento do setor. “A associação é a base do crescimento para toda profissão e segmento econômico. Com a Ajomat poderemos fortalecer o setor, pois temos gemas em Mato Grosso e pessoas gabaritadas para desenvolver coleções, que poderão até serem exportadas”, acrescenta.

A designer de jóias acredita que com a Associação, os joalheiros poderão se colocar no mercado de forma mais forte. “Poderemos investir em designer, promover cursos de capacitação. Teremos condição de gerar mais empregos na cadeia produtiva, já que com o desenvolvimento do setor serão abertas oficinas de lapidação, cursos de fabricação de jóias e designer. Com isso teremos condições de criar linhas de jóias com a cara de Mato Grosso e não apenas copiar as jóias de outros Estados”, ressalta Carmem Delamonica.

A formação da Ajomat encerrou o ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), iniciado na segunda-feira (24.07). Durante a semana, foram ministradas várias palestras sobre os segmentos da atividade.

A Sicme está trabalhando para que seja criado em Mato Grosso o Pólo Joalheiro com o objetivo de obter um novo sistema tributário para o setor, com a redução das alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com a gerência de Fomento Mineral da SICME, a Ajomat é o primeiro passo para a criação do Pólo Joalheiro de Mato Grosso. “Somente com o registro da Associação é que poderemos trabalhar no projeto do Pólo Joalheiro visando a redução da alíquota de ICMS para o setor”, explica o gestor de Fomento Mineral, Joaquim Moreno.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286952/visualizar/