Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 15:48

    Imprimir


O social-democrata Alan García, que assume nesta sexta-feira a Presidência peruana por um segundo período de cinco anos, depois de ter governado de 1985 a 1990, designou como primeiro-ministro o congressista Jorge del Castillo, seu braço direito no partido governista Apra. García anunciou que seis mulheres ocuparão cargos no gabinete de 15 ministros, numa formação multipartidária em que os independentes são maioria frente aos militantes do aprismo.



O embaixador Jose Antonio García Belaunde será o chanceler do primeiro gabinete, onde a surpresa ficou por conta da nomeação da atual ministra da Saúde, Pilar Mazetti, como ministra do Interior.

A cerimônia de posse contará com a presença de mais de dez chefes de Estado, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva, e dignitários da América Latina, Estados Unidos e Europa. O atual presidente entregará o cargo às 12h00 locais (15h de Brasília) e García iniciará seu mandato com uma mensagem ao país na qual delineará os pontos centrais de sua administração nos próximos 12 meses, enfatizando a urgência de lutar contra a pobreza que atinge 50% da população.

García deve anunciar uma política de rigor fiscal, que a imprensa local já batizou como "choque de austeridade", cujo objetivo é contra-atacar os gastos excessivos do governo anterior.

O novo gabinete é composto por Jorge del Castillo (aprista), Presidente do Conselho de Ministros, o chanceler José Antonio García Belaunde (independente); o ministro da Economia Luis Carranza (independente); José Salazar (aprista), ministro da Agricultura; Mercedes Araoz (independente), ministra do Comércio Exterior, dentre outros cargos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287004/visualizar/