Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 09:19

    Imprimir


(Cuiabá/MT – 26/07) – "Um milagre jamais visto em Juína". Dessa forma Alice de Castro Marques, chefe do Cartório Eleitoral, definiu o resultado da campanha "Mesário Voluntário" realizada na cidade de Juína, sede da 35ª Zona Eleitoral. Precisando de pelo menos quatro mesários para cada uma das 92 seções eleitorais, o Cartório conseguiu algo inédito: sobrou voluntário interessado em trabalhar nas eleições. O juiz Geraldo Fidélis, segundo Alice, é o grande responsável pela ampla aceitação do apelo da Justiça. "Nesses 15 anos que estou na Justiça eleitoral nunca vi esse nível de apoio. Nosso juiz foi atrás, arrumou tempo, buscou aliados. Ele não manda apenas o servidor; vai pessoalmente", disse. Fidelis minimiza o elogio: "Alice é suspeita". Para algumas seções existem seis voluntários inscritos.

A campanha realizada em Juína foi inspirada no chamamento de voluntários desencadeado em nível estadual pelo presidente do TRE/MT, desembargador Antonio Bitar Filho, mas seguiu os moldes do trabalho feito com sucesso pelos Cartórios da 9ª e 47ª Zonas Eleitorais, com sede em Barra do Garças. Nessa cidade, os juízes José Antonio Bezerra e Moacir Rogério Tortato programaram visitas e convênios com a Universidade do Vale do Araguaia e Faculdade Catedral. A meta era conseguir 50% dos mesários através de voluntários, mantendo a convocação de mesários experientes para ocupar os dois principais postos na Mesa Receptora de Votos. A meta foi plenamente alcançada.

Geraldo Fidélis foi além. Sua meta era atingir 100% das vagas de mesários com voluntários. Para tanto, visitou sala por sala das escolas estaduais e das quatro faculdades existentes em Juína. Fez um acordo: as escolas que suprissem o número necessário de mesários das respectivas seções seriam brindadas com um curso denominado "Noções básicas de Direito Eleitoral", com 5 horas de duração, ministradas pelo próprio magistrado. Fidélis retornará às escolas no mês de setembro. "Nosso juiz não para. Vai ao Lions, Rotary, Maçonaria. Para conseguir mesários na zona rural, fez reunião com a Secretaria Municipal de Educação e professores. Depois, visitamos os professores dessas escolas pedindo a indicação de mesários entre as pessoas das próprias comunidades. Foi um sucesso", contou Alice.

O chefe do Cartório da 9ª Zona Eleitoral, Marcelo Rubles, também contou que o grande sucesso da campanha em Barra do Garças foi em decorrência do acordo feito pelos juízes José Antonio e Moacir Rogério com as duas escolas superiores. A participação nas eleições servirá como curso de extensão de 25 horas, se o voluntário trabalhar tanto no primeiro quanto no segundo turnos – também incluindo o período de treinamento e palestras sobre legislação eleitoral. Mesmo com a meta cumprida continuam aparecendo voluntários. Até as seções para justificativa eleitoral foram ocupadas por pessoas que se prontificaram





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287122/visualizar/