Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 07:07

    Imprimir


O número de norte-americanos que trabalham durante suas férias quase dobrou na última década, com uma substituição do celular por laptops como a ferramenta mais útil aos funcionários de empresas. Cerca de 43% das pessoas que trabalham em escritórios revelaram que levam trabalho com elas nas férias, ante 23% dos entrevistados em uma pesquisa feita em 1995, de acordo com levantamento realizado a pedido da Steelcase, uma fábrica de mobília para escritórios.

Em termos gerais, cerca de um quarto dos trabalhadores entrevistados diz que passou três ou mais horas trabalhando durante suas férias. A maioria afirmou que o motivo era dedicação ao trabalho ou uma tarefa urgente, e 10% se declararam incapazes de relaxar até que os assuntos de trabalho estejam resolvidos.

Edward Hallowell, psiquiatra e autor de Crazy Busy: Overstretched, Overbooked, and About to Snap!, diz que a tendência provavelmente inclui pessoas que continuam a trabalhar por bons motivos, e não só por razões negativas. "O bom motivo seria algo como uma pessoa que diz 'olha, eu quero mesmo viajar com as crianças, mas tenho trabalho a fazer... por isso vou combinar trabalho e férias'", afirmou. "O mau motivo seria alguém tão viciado em trabalho que se prove incapaz de deixá-lo de lado para qualquer fim. Quando o trabalho é a única forma de diversão que uma pessoa tem, isso é um problema", acrescentou.

Para surpresa de ninguém, é a tecnologia que torna todo esse trabalho possível, ainda que a situação tenha mudado ao longo dos últimos 10 anos. Na mais recente pesquisa, 41% dos trabalhadores disseram que seus laptops facilitavam o trabalho nas férias, seguidos por celulares, computadores pessoais e aparelhos do tipo BlackBerry. Em 1995, a maioria das pessoas mencionou primeiro o celular, seguido por pager, fax, laptop e computador pessoal. "São ferramentas que podem ser muito libertadoras", disse Hallowell. "Podem permitir que você se afaste do ambiente de trabalho, mas também escravizam. É tudo uma questão de como são usadas."

A pesquisa entre 640 trabalhadores de tempo integral ou parcial em escritórios norte-americanos, selecionados aleatoriamente, foi conduzida pela Opinion Research Corporation. Outra constatação foi a de que apenas 61% dos norte-americanos empregam todo o tempo de férias a que têm direito.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287168/visualizar/