Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 07:04

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) transfere o prédio da antiga Faculdade de Direito, localizado no complexo da Casa Barão de Melgaço, para o Governo de Mato Grosso. A assinatura da escritura aconteceu ontem, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, com a presença do governador Blairo Maggi, o reitor Paulo Speller, o secretário de Cultura João Carlos Vicente Ferreira, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) Antonio Carlos Camacho, entre outras autoridades.

O antigo prédio da Faculdade de Direito, pertencente ao Ministério da Educação, foi alienado para o Estado após uma reivindicação de vários anos. Vários governadores tentaram transferir o prédio para o Estado, já que lá, depois de desativada a faculdade e transferida para o campus da UFMT, passaram a funcionar também órgãos estaduais. Nos últimos três anos o atual governo queria incluir o prédio no complexo da Casa Barão de Melgaço, recém-inaugurada após sua recuperação e revitalização. Agora isto será possível.

A transferência ocorre após o Governo do Estado assegurar a construção de um novo prédio para o curso de Direito no campus da UFMT. No antigo prédio da faculdade vai funcionar uma ampla biblioteca, auditório e outros espaços que comporão, junto com a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. O prédio será recuperado e revitalizado, para depois ser integrado ao complexo.

História - Criada em 1934 por Palmiro Pimenta e um grupo de bacharéis de Direito, a Faculdade de Direito de Mato Grosso foi a primeira instituição de ensino superior do estado. Em 1955 o Governo Estadual suspendeu, provisoriamente, o funcionamento da instituição. A Faculdade de Direito passou a funcionar efetivamente, sem interrupções, naquele local a partir de 1956 quando o então governador João Ponce de Arruda reabriu o curso e o presidente Juscelino Kubitschek autorizou o funcionamento do mesmo. Em 1959 foi reconhecida a Faculdade de Direito de Cuiabá, federalizada em 1961. Em 1970 ela se fundiu com o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, dando origem à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).




Fonte: Da Assessoria/SEC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287171/visualizar/