Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 09 de Fevereiro de 2013 às 07:09
Por: Bianca C. Zancanaro

    Imprimir


A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso, vai receber, neste final de semana, a primeira parte de um lote de 150 aves que serão devolvidas a natureza. Será a primeira soltura do ano. De acordo com a assessoria, serão 40 papagaios da espécie Amazona aestiva, que serão soltos no Refúgio Ecológico SESC Serra Azul, na região entre Rosário Oeste e Nobres.

Os animais serão soltos em Sinop, Poconé, Nobres e Tangará da Serra, pois são parceiros do Projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), que é coordenado pelo Núcleo de Fauna da superintendência do Ibama. A soltura deste primeiro grupo de aves acontecerá segunda-feira (11) pela manhã, no refúgio Serra Azul, que possui uma área de aproximadamente 5 mil hectares, onde está em fase de estudos a implantação de mais um empreendimento eco-turístico do Serviço Social do Comércio (SESC) em Mato Grosso.

Segundo a coordenador do Núcleo de Fauna do Ibama, César Soares, "o projeto ASAS tem tido grande êxito na reintrodução de aves na natureza. O sucesso obtido na parceria com o Sesc Pantanal deverá se repetir no Sesc Serra Azul", afirma.

Os papagaios estavam no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, onde passaram dois anos se preparando para retornar a natureza. Inicialmente era um grupo de 200 filhotes que foram aprendidos com traficantes na região de Bataguassu (MS), na divisa com o estado de São Paulo. O Ibama os encaminhou à este centro para que tivessem chance de sobreviver. Normalmente, dos filhotes retirados de suas áreas, 90% morrem vítimas de maus-tratos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/28725/visualizar/