Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 16:40
Por: Sany Lisboa

    Imprimir


O Estado vai transformar o prédio da antiga Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizada no complexo da Casa Barão de Melgaço, em um grande centro cultural. O termo de compra e venda do espaço foi assinado nesta quarta-feira (26/07), no Salão Nobre do Palácio Paiaguás. O prédio que custou R$ 1, 4 milhão ao Estado será cedido, em regime de comodato, à Academia Mato-grossense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

A edificação compreende parte da chácara e da residência da família tradicional cuiabana de Barão de Melgaço. “É uma correção de um erro histórico, pois estamos devolvendo a memória de um povo”, afirmou o secretário de Cultura João Carlos Vicente Ferreira. De acordo com o secretário, que também é o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, o prédio abrigará uma biblioteca com mais de 10 mil volumes, além de um anfiteatro e salas para pesquisas.

Para o governador Blairo Maggi, a devolução do prédio para a sociedade mato-grossense é uma forma de preservar o passado. “Assim as pessoas podem olhar o futuro compreendendo como cada pessoa viveu em sua época”, observou.

O reitor da UFMT, Paulo Speller, destacou que por meio da venda do prédio a universidade poderá resgatar o compromisso de concluir o novo prédio da Faculdade de Direito. “O mais importante, porém, é o resgate histórico com a destinação cultural que o Governo do Estado dará a esse espaço”, salientou o reitor.

Participaram da solenidade vários artistas mato-grossenses e diversas autoridades, entre elas a vice governadora Iraci França, os secretários Antônio Kato (Casa Civil), Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), coronel PM Orestes Oliveira (Casa Militar), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Laércio Arruda (Esportes e Lazer) e o Procurador-Geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287252/visualizar/