Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 02:10

    Imprimir


Assessores do Palácio do Planalto que estiveram presentes na reunião do G-8, realizada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Petersburgo, na Rússia, descreveram aparente tranqüilidade do chefe de Estado brasileiro com o andamento da campanha para a reeleição. "As eleições estão bem encaminhadas", teria dito Lula ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no encontro.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, que ouviu os assessores, a agenda de Lula com Bush tratou, além das eleições presidenciais de outrubro, de questões comerciais e da situação política na América do Sul.

Segundo os assessores, foi Bush quem questionou Lula sobre o quadro eleitoral brasileiro, cujas pesquisas de intenção de voto têm apontado vitória do petista ainda no primeiro turno - apesar de o adversário do PSDB e segundo colocado nos levantamentos, Geraldo Alckmin, estar paulatinamente reduzindo a diferença.

Na conversa, Lula teria enfatizado sua tranqüilidade com o andamento da campanha, salientando estar "sempre atento" ao processo eleitoral. Em resposta, George W. Bush brincou, dizendo que, nos EUA, a oposição já o havia colocado em um "caixão político". O chefe de Estado americano completou dizendo que, "obviamente", não está "nesse caixão".

Segundo diplomatas que acompanharam a conversa, Lula também fez uma crítica velada ao correspondente americano, afirmando que não adiantava pedir que o Brasil mantenha diálogo com a Venezuela de Hugo Chávez enquanto o governo dos EUA veta a venda de aviões da Embraer para aquele país sul-americano. Lula enfatizou que Chávez acabou adquirindo as aeronaves da Rússia, para Bush afirmar: "entendi o seu ponto".




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287391/visualizar/