Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Julho de 2006 às 09:22

    Imprimir


O número de queimadas urbanas diminuiu este ano na região metropolitana de Cuiabá, mas a situção ainda preocupa as autoridades. A fiscalização foi intensificada para conter os incêncdios. Em junho deste ano foram registradas 256 queimadas urbanas contra 644 em 2005. Mesmo assim a fiscalização continua.

Ontem uma equipe do projeto Quadrantes, da Prefeitura de Cuiabá teve que sair às pressas para controlar uma queimada no bairro Jardim Monte Líbano. Além do fogo os ficais tiveram que enfrentar muita fumaça no local. O fogo quase atingiu uma residência. Com muito esforço e vários baldes d`água os moradores da casa conseguiram impedir que o fogo atingesse o local onde eles moravam. Eles afirmaram que as queimadas são constantes no local.

Segundo Marcos Borges, coordenador do projeto Quadrantes, foram gastos três caminhões pipa carregados de água para apagar o fogo. Ele afirmou que a queimada foi provocada.

Este ano o projeto Quadrantes começou a atuar no dia 04 de julho. Em 15 dias foram registradas 146 queimadas urbanas na região de Cuiabá.

Depois que a equipe combate a queimada é feito um relatório. Com base nas informações os ficais vão até aos proporietários dos lotes lançam as multas, que podem chegar a R$ 5 mil cada uma. Este ano 70 proprietários já foram multados.

Abel Nascimento, coordenador do Centro de Educação Ambiental de Cuabá, alerta sobre os riscos das queimadas. Um dos problemas é a fumaça que começa baixar devido a inversão térmica. A cidade fica tomada pela fumaça, o que provoca sérios problemas respiratórios na população. "As crianças e os idosos são os que mais sofrem nesta época", disse Nascimento.

Quadrantes

O projeto Quadrantes é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades). Outros órgãos como: Coordenadorias Municipal e Estadual da Defesa Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Ministério Público Estadual (MPE) também fazem parte do projeto.

A equipe do projeto é composta de 20 brigadistas que foram treinados pelo Corpo de Bombeiros e recrutados pelo projeto "Aprender Fazendo" gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Eles ainda contam com quatro caminhões-pipa, abafadores e bombas-costais, empregados no combate ou controle do fogo.

O número para denunciar queirmadas é o 0800 65 3838.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287548/visualizar/