Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Julho de 2006 às 15:01

    Imprimir


O cinema nacional vai invadir a segunda edição do Festival de Cultura, Arte, Ecologia e Esporte – Araguaia Vivo 2006, em Barra do Garças (a 520 km de Cuiabá), nesta semana. A Associação dos Profissionais de Cinema e de Outras Tecnologias Audiovisuais do Estado de Mato Grosso (AMAV/ABD–MT) promove exibições gratuitas de cinema à população de 24 a 29 de julho, sempre às 19h no Bar Cultural Baé. As apresentações têm entrada franca e trazem sempre produções inéditas.

Este é o segundo ano consecutivo que a AMAV participa do Araguaia Vivo, que começou no dia 13 de julho e será encerrado no próximo dia 31. O festival promove as mais diversas manifestações culturais e a intenção neste ano é acrescentar ao evento uma oficina de vídeo, antecipa o secretário municipal de Cultura de Barra do Garças, Divino Arbuês.

O lançamento da mostra de cinema será nesta segunda-feira (24) com a exibição de “Abril Despedaçado”, de Walter Salles. A produção é inspirada no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré. Rodado nas cidades de Bom Sossego, Caetité e Rio de Contas, interior da Bahia, o filme se passa em 1910 e retrata o derramamento de sangue que consome duas famílias rivais de plantadores de cana.

AMAV – A AMAV também é autora do Cinema Circulante Fase II, uma iniciativa que leva às comunidades mais carentes o contato com filmes e oficinas de iniciação à produção audiovisual, tendo como objetivo a produção de documentários produzidos pelos próprios alunos.

O projeto é realizado desde outubro de 2004. Em sua primeira fase, mais de 30 mil pessoas prestigiaram as produções cinematográficas exibidas pelo Cinema Circulante. A segunda edição do projeto iniciou em março deste ano e até o momento já foi visto por mais de 6 mil expectadores. O término desta etapa está previsto para fevereiro de 2007.

As comunidades atendidas pelo Cinema Circulante ficam localizadas em Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento (os quilombolas de Mata Cavalo) e em Cuiabá (no distrito de Nossa Senhora da Guia).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287716/visualizar/