Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 22 de Julho de 2006 às 21:00

    Imprimir


O Profuncionário, programa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), será implementado neste semestre em mais 12 estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina. Acordo de cooperação técnica com esse objetivo foi assinado nesta sexta-feira, 21, pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretários de educação de 11 estados, além da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de São Paulo. O Profuncionário realiza cursos de educação a distância, em nível médio, para a capacitação de trabalhadores na educação.

A solenidade ocorreu no encerramento do 3º Seminário de Expansão do Programa Profuncionário, no Hotel Kubitscheck Plaza, em Brasília. Durante três dias, os secretários discutiram concepção, filosofia e estrutura do programa, bem como a proposta pedagógica do curso de formação para os funcionários da educação e elementos para o perfil dos tutores.

Com a expansão, mais 18 mil servidores das áreas de secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infra-estrutura material e ambiental serão formados até 2007. O projeto-piloto começou no fim de 2005 e já atende a cinco mil funcionários de Pernambuco, Paraná, Piauí, Tocantins e Mato Grosso do Sul. No total, 23 mil trabalhadores receberão formação semipresencial, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (Cead/UnB), em convênio com o MEC. Os cursistas recebem nove módulos comuns às quatro áreas, preparados pelo Cead, além de sete módulos relativos à sua profissão. Eles também participam de encontros quinzenais presenciais.

Ao assinar o acordo de cooperação técnica, o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas, disse que se emociona a cada evento do Profuncionário, pois sente que uma dívida com os servidores começa a ser paga. "Os funcionários das escolas são trabalhadores em educação", afirmou. "Um milhão de servidores. Não vamos formar todos agora, mas estamos dando um passo para profissionalizar o setor." Ele anunciou que os tutores do Profuncionário ganharão o título de especialização da UnB.

Para ter acesso ao programa, o servidor deve procurar informações na Secretaria de Educação onde trabalha. As inscrições são abertas a servidores de escolas públicas que estão concluindo o ensino básico.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288050/visualizar/