Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Sexta - 21 de Julho de 2006 às 11:05

    Imprimir


As duas maiores companhias de ópera e balé da Rússia vão travar na capital britânica, neste mês, um embate cultural que está deixando os críticos maravilhados. O fato de o Bolshoi, de Moscou, e o Mariinsky (antigo Kirov), de São Petersburgo, se apresentarem ao mesmo tempo, numa mesma cidade estrangeira, é uma raridade. Mas os críticos saúdam a oportunidade de comparar os dois grandes nomes da música e dança clássicas.

"O Bolshoi e o Mariinsky trouxeram sua rivalidade a Londres", disse o crítico Hugh Canning, do jornal Sunday Times. "Essa é uma notícia muito boa".

Mas os organizadores não têm tanta certeza disso. Eles temem que a demanda não seja o bastante para esgotar os ingressos dos dois espetáculos.

Lilian Hochhauser, a promotora de eventos que está financiando a visita do Bolshoi, disse que o fato de as duas companhias rivais terem vindo a Londres ao mesmo tempo foi um engano.

"É claro que é bobagem", disse ela à Reuters, antes do início do espetáculo do Teatro Mariinsky, antes conhecido como Kirov, que na quinta-feira apresentou a ópera satírica "O Nariz", de Dmitry Shostakovich. "Não é necessário haver uma competição entre as duas".

"O Nariz", cuja apresentação comemora o centenário do nascimento do compositor, inaugurou as dez apresentações de óperas e balés de Shostakovich programadas para o English National Opera.

A série será apresentada quase simultaneamente a da temporada do Bolshoi no Royal Opera House, situado a poucas centenas de metros de distância, em Covent Garden.

Em sua primeira visita a Covent Garden, o Bolshoi vai apresentar "The Fiery Angel", de Sergei Prokofiev, e "Boris Godunov", de Modest Mussorgsky, a partir de 25 de julho.

Além dessas peças, a companhia vai apresentar várias outras a partir de 31 de julho, incluindo "The Bright Stream", de Shostakovich, que foi proibida por Josef Stalin.

Inicialmente, Hochhauser pretendia levar o Mariinsky a Londres, mas ela se desentendeu com o carismático regente titular da companhia, Valery Gergiev, quando ele insistiu em apresentar exclusivamente obras de Shostakovich. Ela então optou por levar o Bolshoi à Grã-Bretanha.

Gergiev questionou o repertório apresentado pelo Bolshoi em Londres, que inclui "O Lago dos Cisnes", apresentado inúmeras vezes antes.

"Afinal, quantas vezes se pode apresentar ''O Lago dos Cisnes'' em Londres?", ele indagou em entrevista a um jornal.

Hochhauser explicou que o balé Bolshoi vai apresentar quatro estréias britânicas durante sua temporada de quatro semanas em Covent Garden e disse que os ingressos para "O Lago dos Cisnes" estão quase esgotados.

Os críticos colocam as duas companhias no mesmo patamar, em termos de seus padrões de qualidade.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288326/visualizar/