Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 20 de Julho de 2006 às 16:05

    Imprimir


O francês Zinedine Zidane, considerado um dos melhores jogadores da última década, terá que pagar a punição recebida por ter agredido o italiano Marco Materazzi na final da última Copa com trabalhos sociais voltados para crianças. O Comitê Disciplinar da Fifa também não deixou passar a provocação de Materazzi que levou à agressão e o italiano terá que cumprir duas partidas de suspensão, além de uma multa de 5.000 francos (3.250 euros).

Sete mil e quinhentos francos suíços (4.840 euros) e três jogos de suspensão foi a punição que Zidane recebeu. Entretanto, como o francês já se aposentou do futebol terá que "realizar trabalhos sociais com crianças e jovens dentro dos programas da Fifa", dizia o breve comunicado divulgado pela entidade.

O ex-jogador francês, que foi expulso no segundo tempo da prorrogação da decisão vencida pela Itália nas cobranças de pênalti por dar uma cabeçada no peito de Materazzi, explicou durante uma reunião de mais de duas horas o que aconteceu naquele dia e deixou a sede da Fifa sem falar com a imprensa.

No ar resta ainda a dúvida de quais foram exatamente as palavras do italiano, que deixaram Zidane totalmente descontrolado justamente no dia de sua despedida do futebol.

Após escutar Zidane hoje e Materazzi no dia 14 de julho o comitê disciplinar da Federação Internacional determinou que "não aconteceram insultos racistas".

Zidane disse a uma emissora francesa que apenas respondeu a uma grave ofensa do zagueiro italiano, que falou "palavras muito duras" contra a irmã e a mãe dele.

Ao recordar o episódio com Materazzi, Zidane afirmou: "Ele puxava minha camisa e eu pedi que parasse e afirmei que se ele a queria, que esperasse até o final do jogo".

"Então, ele falou palavras muito duras que repetiu várias vezes, palavras que me atingiram muito, sobre minha irmã e minha mãe", afirmou o craque francês, que acrescentou que preferia receber um soco na cara que escutar certos insultos.

Materazzi admitiu que insultou o francês, mas declarou que é incapaz de ofender a mãe de alguém, pois a dele morreu há pouco tempo.

"Nisto sou fraco e não me envergonho. Nunca poderei insultar a mãe de alguém e apenas soube hoje que a de Zidane está mal. Desejo a ele o melhor", declarou. A confissão do zagueiro foi provavelmente o que levou a Fifa a puni-lo.

No entanto, a entidade foi benevolente com os dois jogadores, que "pediram perdão e lamentaram o episódio", disse uma fonte da Fifa.

O Comitê Disciplinar da entidade, presidido pelo suíço Marcel Mathier, afirmou que o juiz da partida, o argentino Horacio Elizondo, e o quarto árbitro, o espanhol Luis Medina Cantalejo, "deixaram claro que não usaram o vídeo para identificar a cabeçada", mas "foi o quarto árbitro que viu a agressão e informou".

Outra das dúvidas é se Zidane perderá a "Bola de Ouro", dada ao melhor jogador da Copa, como sugeriu Joseph Blatter, presidente da Fifa.

Por ora, a punição ao craque francês foi bem recebida pela Federação Francesa de Futebol. O presidente da entidade, Jean-Pierre Escalettes, disse que ela foi "inteligente, equilibrada e mensurada".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288457/visualizar/