Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 20 de Julho de 2006 às 07:39

    Imprimir


Cerca de 150 estudantes-atores de dez escolas das redes pública e privada do Estado participam em Cuiabá da 3ª edição do Festival Temático – Teatro para o Trânsito (Fetran). Durante toda esta semana, eles estão apresentando peças cujo tema central é a educação para o trânsito.

O festival, que iniciou na última segunda-feira (17), acontece até a sexta-feira (21) no anfiteatro da Escola Estadual “Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller”. A entrada para as apresentações, que diariamente ocorrem às 15h30 (primeira sessão) e às 20h30 (segunda sessão), são gratuitas e abertas ao público em geral.

O Fetran é realizado pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (SEC).

De acordo com o integrante da comissão organizadora, o policial Rodoviário Federal, Luciano Midon, a idéia é informar o motorista do amanhã. “A nossa preocupação é que essas crianças não tenham as atitudes que hoje são praticadas no trânsito, como excesso de velocidade, não usar o cinto de segurança, beber e dirigir, entre outras infrações que podem ser fatais”.

Para o aluno Guilherme Tomas Santana Junior, do município de Comodoro (634km de Cuiabá), os espetáculos que assistiu já serviram para despertar a atenção para a importância das sinalizações no trânsito. “Espero que a platéia saia daqui com um pouco mais de consciência dos problemas enfrentado no trânsito”, disse.

As pessoas que forem assistir aos espetáculos podem participar da programação completa do Fetran, que vai de palestras educativas às apresentações de vídeos. “Quem sai ganhando este evento é a população e principalmente os pais, pois cada criança que assiste a uma peça leva para casa uma mensagem diferente de conscientização”, destacou o jurado, jornalista e ator da Rede Globo, Rubem de Bem.

A superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta de Castro Pinto Penna, destaca que o festival, além de cumprir o intuito de conscientização, “é uma ótima opção de recreação para crianças e adolescentes que estão em período de férias escolares”, finalizou.

Hoje as apresentações continuam às 20h30 com a peça “Os menestréis do trânsito”, da Escola Estadual “Demétrio Pereira”, de Reserva do Cabaçal.

Confira abaixo a programação do restante da semana:

20.07 às 15h30 - “O dia em que eu morri”, Objetivo Albert Sabin, de Sinop 20.07 às 20h30 - “Está em suas mãos”, Escola CAD, de Sinop 21.07 às 15h30 - “A carteira comprou, acidentou”, da Escola Estadual 19 de Dezembro, de Querência 21.07 às 20h30 - “Trânsito na escola”, Centro Educacional Geração 2000, de Nova Xavantina




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288561/visualizar/