Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Julho de 2006 às 07:18

    Imprimir


Os vereadores José Jaconias (PT), Renato Gouveia (PPS) e Luiz Marcos (PTB) apresentarão nos próximos dias, ao Executivo, propostas para implantação em Tangará da Serra, a partir de 2007, do Projeto “Ganha Tempo”, do Banco do Povo e de uma Incubadora de Empresas. A proposta é baseada nos modelos já em execução no município de Sorriso, região norte de Mato Grosso.

O projeto “Ganha Tempo” é um programa do Estado, gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, que estabelece um novo padrão de oferta de serviços públicos para melhorar a qualidade de vida da população. De acordo com os vereadores tangaraenses, o projeto funciona muito bem em Sorriso e o objetivo é seguir o exemplo em Tangará da Serra.

Toda a estrutura funciona num barracão alugado pela prefeitura de Sorriso e reformado com recursos do Governo do Estado. No local o cidadão dispõe de serviços de órgãos como INSS, Junta Militar, SINE, Secretaria de Fazenda, MT Fomento, xérox, posto de arrecadação e até um posto avançado do Corpo de Bombeiros. Em breve funcionará uma casa lotérica e uma unidade do CREA. “Em Sorriso há uma média surpreendente de 1.050 atendimentos diários. Em Tangará esse sistema tem tudo para dar certo e facilitar a vida do cidadão”, observou Renato Gouveia.

Na mesma área física do “Ganha Tempo” há um posto do Banco do Povo, destinado a atender os pequenos empreendedores, formais ou informais, que não têm acesso ao crédito por não fazerem frente às exigências burocráticas do sistema financeiro tradicional. O Banco do Povo é fomentado pelo poder público de Sorriso, que este ano disponibilizou recursos na ordem de R$ 100 mil com juros de 1,5% ao mês, com carência de três meses.

Para o vereador Luiz Marcos, o Banco do Povo é uma alternativa importante de geração de emprego e renda, além de ser agente de fomento à economia familiar. “O que hoje é informal pode representar uma fatia importante na economia global do município, já que é um programa que favorece diretamente a geração de emprego e renda entre a população mais humilde”, observou.

APOIO ÀS NOVAS - Funcionando em Sorriso há cerca de três anos, a Incubadora de Empresas tem por objetivo oferecer às pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência. A prefeitura oferece um espaço às empresas recém criadas no município, com uma área de 86 m² para cada empresa usufruir por um prazo de até dois anos, com prorrogação máxima de seis meses. O apoio da prefeitura, além da infra-estrutura, inclui serviços básicos, assessoria administrativa, financeira e jurídica, qualificação e ações de network.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Tangará, José Jaconias da Silva destaca que boa parte das vagas no mercado de trabalho em Tangará é gerada pelas micro e pequenas empresas. “Os pequenos empreendimentos são importantes na distribuição de renda, daí a importância em garantir a continuidade dos empreendimentos de pequeno porte”, concluiu o vereador do PT.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288573/visualizar/