Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 20 de Julho de 2006 às 06:15

    Imprimir


O PT já trabalha com a possibilidade de haver segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. Anteriormente, o partido esperava faturar a eleição já no primeiro turno. Mas pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que cresceu a chance de haver segundo turno, já que a taxa de votos válidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou de 54% para 52% agora --percentual que não permite assegurar com certeza vitória no primeiro turno.

O governador do Acre, Jorge Viana, disse que o próprio Lula já trabalhava com o eventual segundo turno. "O Lula sempre disse que quem ficar fazendo campanha e dizendo que vamos ganhar no primeiro turno, está trabalhando contra a campanha."

Viana indicou que o PT deve evitar o clima de favoritismo e fazer uma campanha "com os pés no chão". "Lula tem recomendando para manter sempre os dois pés no chão e para o PT se preparar para uma luta dura e longa longa", disse ele numa referência ao segundo turno.

Fator Heloísa Helena

Viana admitiu que a situação de Lula poderia ser melhor se a senadora Heloísa Helena (PSOL) não fosse candidata à Presidência pelo PSOL. A pesquisa Datafolha mostrou que a taxa de intenção de voto em Heloísa subiu de 6% para 10% de maio para julho.

"Se não tivesse crise [do mensalão] e a candidatura de Heloísa Helena, ele [Lula] poderia estar melhor", afirmou o governador.

Mesmo assim, Viana disse que o presidente Lula está alcançando um patamar de intenção de votos nas pesquisas nunca registrado antes. De acordo com a pesquisa Datafolha, Lula tem 44% das intenções de voto.

Apesar de admitir que o avanço de Heloísa nas pesquisas reforça a tendência de segundo turno, Viana disse que o PT não perde com isso. O governador argumenta que os votos de Heloísa são ideológicos, de eleitores que jamais estariam apoiando o PFL, e dos indecisos, que deveriam ir para o tucano Geraldo Alckmin. "Lula poderia estar até melhor. Talvez não tivesse até adversário [se Heloísa não estivesse na disputa]."

Segundo ele, a candidatura de Heloísa tem crescido porque a mídia tem dado ao PSOL o mesmo espaço dado aos partidos grandes, como o PT e o PSDB. No entanto, Viana afirma que a polarização nas urnas deve se dar entre Lula e Alckmin.

O governador ironizou o fato do PSDB ter comemorado ir para segundo turno é disse que casamento de tucano com o PSOL é "o mesmo que casamento do jacaré com cobra d'água".




Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288590/visualizar/